Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Salto para o Futuro

Um debate sobre a crise dos refugiados, violência e clima

  • Terça-feira, 11 de setembro de 2018, 16h47

Com a crise na Venezuela e milhares de pessoas migrando para o Brasil, o tema refugiados voltou à discussão no país. O programa Salto para o Futuro, da TV Escola, entrevista nesta quarta, 12, o artista plástico congolês Serge Kiala, que conta sua experiência ao se refugiar no Brasil para escapar das ameaças enfrentadas na terra natal. Além dele, o programa recebe também Leonardo Menezes, gerente de exposições do Museu do Amanhã, do Rio de Janeiro, para explicar como espaços culturais e educacionais podem levar este tema a um outro patamar.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), em 2017 cerca de 68,5 milhões de pessoas saíram do seu país de origem por conta de guerras, violência e perseguições políticas. Este é o caso de Serge, que detalha o que sofreu na República Democrática do Congo, de onde veio. “Saí de lá porque montei uma exposição que mostrava a realidade da política da República Democrática do Congo. Eu falo democrática, porém na realidade não há democracia”, revela o profissional.

O artista plástico ainda conta por que escolheu o Brasil como sua nova casa. “Eu escolhi o lugar em que eu queria ficar em paz. Qualquer lugar que eu fosse, para deixar o meu país, para deixar minha família, seria o lugar que tivesse paz. E é essa que eu tenho hoje.”

Além da violência sofrida por muitos dos refugiados em suas terras de origem, as mudanças climáticas devem forçar, até 2030, o deslocamento de cerca de 135 milhões de pessoas, conforme os Estudos do Secretariado da Convenção das Nações Unidas. Quem explica é Leonardo Menezes, que também conta sobre projetos educacionais do Museu do Amanhã para os imigrantes. “Hoje entendemos a violência como a principal causa para que as pessoas deixem suas casas e países, mas vemos que a mudança do clima, elevação do mar, desmatamento e poluição cada vez mais vão se tornar preponderantes para que as pessoas deixem o lugar onde vivem”.

Salto para o Futuro é apresentado por Barbara Pereira e Murilo Ribeiro e exibido todas as quartas-feiras, às 20h, na TV Escola. Todos os episódios estão disponíveis no portal da emissora e no canal do Youtube.

Assessoria de Comunicação Social

 

X
Fim do conteúdo da página