Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Hora do Enem

Médico de guerras, literatura e arte são os temas da semana

  • Sexta-feira, 14 de setembro de 2018, 17h07

Se houvesse a oportunidade de trabalhar em uma área de guerras, você iria? O programa Hora do Enem, da TV Escola, recebe nesta semana o médico Derrick Alexandre, que se voluntariou em áreas conflagradas por disputas perigosas. O programa aborda também análise combinatória, três dos principais nomes da filosofia e um jeito de estudar literatura pela apropriação da história da arte. Tudo isso para que os candidatos ao Enem 2018 estudem de forma dinâmica nesta reta final para as provas.

Na segunda-feira, 17, o Prof. Cleber Neto resolve duas questões sobre análise combinatória. Para tornar este aprendizado mais interativo, Land Vieira conversa também com o professor da Universidade de São Paulo (USP) Leandro Aurichi, coordenador do projeto Seminário de Coisas Legais, sobre assuntos ligados à matemática.

Três importantes figuras filosóficas passam pelo Hora do Enem de terça, 18. O professor da Universidade Federal do ABC (UFABC) Daniel Pansarelli mostra o que os pensamentos de Aristóteles e Maquiavel têm em comum e como eles podem aparecer nas provas do Enem. Sócrates é tema da questão 66 do Caderno Azul do Enem 2017, resolvida pela professora Catharina Prates.

Já a quarta-feira é dia de língua portuguesa. Interpretação textual é o tema da questão 24 do Caderno Azul do Enem 2017 resolvida pela professora Marilucia Corel. De quebra, confira uma conversa com o escritor e historiador Rudá Ventura. Ele junta letras, história e arte para transmitir toda a beleza da literatura pelas escolas do Brasil.

Guerra - Na quinta-feira o apresentador Land Vieira recebe o médico pediatra Derrick Alexandre, para contar a experiência de trabalhar como voluntário em zonas de guerra, no Iraque. No mesmo programa, o professor Cid Medeiros resolve a questão 92 do Caderno Azul do Enem 2017, sobre antibióticos.

No encerramento da semana, na sexta-feira, mais um tema importante para a redação: Os desafios do combate ao tabagismo entre os jovens no Brasil. O Prof. Marcos Machado debate o tema com o objetivo de aprofundar o assunto para a prova de redação deste ano.

Hora do Enem é transmitido de segunda a sexta, nos horários de 7h, 13h e 18h. Todos os programas podem ser vistos pelo canal do YouTube, pelo portal oficial ou pelo aplicativo da emissora.

Assessoria de Comunicação Social

Assunto(s): Enem , Artes , literatura , Hora do Enem , guerra
X
Fim do conteúdo da página