Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Municípios repassam controle de freqüência ao Projeto Presença
Início do conteúdo da página
Enem

TV Escola lança especial sobre os bastidores dos 20 anos do exame

  • Quinta-feira, 11 de outubro de 2018, 08h48

Os 20 anos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ganham comemoração especial na TV Escola, que, em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), está produzindo uma série de programas a serem exibidos neste mês e em novembro. Instituição que, assim como o Inep, é vinculada ao MEC, a TV Escola vai contar a história, os desafios e a evolução do segundo maior exame de acesso ao ensino superior do mundo.

No dia 15, às 7h30, e com reapresentações às 13h30 e 18h30, vai ao ar o primeiro programa produzido pela parceria entre a emissora e o Inep – Enem: Bastidores, uma série educativa de cinco minidocumentários com cinco minutos de duração cada. Com estrutura narrativa documental, os documentários são apresentados em linguagem jovem e dinâmica pela atriz Mariana Cerroni, que atua como repórter.

A cada programa, ela mostra como é o cotidiano vivido pelo Inep e por um personagem envolvido no exame durante as cinco etapas mais estratégicas do Enem. Os episódios – um a cada segunda-feira – são Os dias D, O X da questão, Preparação, A correção e O dia do resultado. É uma forma inédita de explicar as rotinas e protocolos que envolvem os estudantes durante o processo de preparação para o exame.

Episódios – Em Os dias D, será mostrada a tensão de um candidato, Carlos Oliveira, estudante de 19 anos que tem deficiência visual, durante as 24 horas que antecedem aos dias do Enem. Paralelamente, o minidocumentário acompanha as ações do Inep para viabilizar a estrutura de aplicação do exame em todo o país.

No segundo episódio, O X da questão, o personagem é Ney Mello, professor que no passado prestou o Enem e hoje prepara seus alunos para o exame. A partir de uma questão que caiu no exame de sua época, ele fala sobre o trabalho envolvido na elaboração das provas. Aborda desde a publicação do edital de chamada pública até a capacitação dos colaboradores, elaboração e revisão de questões, pré-teste e o momento em que a pergunta finalizada passa a integrar o Banco Nacional de Itens (questões selecionadas para o exame).

Preparação, o terceiro episódio, se desenvolve a partir da experiência de Ana Botelho, aluna que usou a nota do Enem para entrar na faculdade. Hoje ela é professora de redação – prova na qual obteve a nota mais alta, embora não tenha atingido os mil pontos – e prepara seus estudantes para o exame. A história de Ana começa com a preparação, desde a escolha das questões que compõem o banco de perguntas até o momento do transporte do arquivo com as questões e, no final, a chegada das provas à gráfica.

Tharcila Vargas, estudante negra e nascida em comunidade, que usou a nota do Enem para o ingresso na Faculdade de Serviço Social, é o personagem real do quarto episódio, A correção. Foram muitas adversidades até chegar ao dia do exame, e o documentário mostra a expectativa de Tharcila.  Enquanto a candidata relembra o momento pós-prova e a espera pelo resultado, o programa apresenta uma amostragem da complexa logística do Inep para recolhimento das provas e correção.

No quinto e último minidoc da série, O dia do resultado, Benício Pitaguary, jovem indígena que utilizou a nota do Enem para entrar no curso de geografia, conta como pretende ajudar sua comunidade a partir dos conhecimentos obtidos durante a graduação. Enquanto o candidato relembra o resultado positivo e o impacto da aprovação no Enem em sua vida, a apresentadora relata o esforço de superação do Inep para manter o tráfego de dados, a rede estável e a alta demanda de acessos.

Os cinco minidocs da série Enem: Bastidores têm direção de Carol Vilela e roteiro de Diego Rebouças e Guilherme Ferraz. Além da exibição pela emissora, os programas estarão disponíveis no site da TV Escola e no canal da emissora no YouTube.

Enem 20 anos – A outra estreia resultante da parceria entre a TV Escola e o Inep é o documentário Enem 20 anosum exame do tamanho do Brasil, que vai ao ar em 21 de novembro, às 21h. O especial tem como ponto de partida a criação do exame, revisitando os principais marcos de evolução e apresentando os bastidores do grandioso aparato logístico envolvido em sua realização. A narração é feita a partir de depoimentos de autoridades, servidores, colaboradores, professores e estudantes – todos personagens importantes para a construção dessa história.

Antes dessa estreia, TV Escola vai exibir diariamente uma série de interprogramas de um minuto, produzidos a partir dos depoimentos colhidos para o documentário. São 30 temas que vão ao ar a partir de 20 de outubro, sábado, durante a programação da emissora.

Assessoria de Comunicação Social

 

Assunto(s): Enem , Inep , documentários
X
Fim do conteúdo da página