Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Instituições de ensino promovem debate sobre educação inclusiva
Início do conteúdo da página
Empreendimento

Em Goiânia, MEC participa da entrega oficial de mais uma escola do Sesi e do Senai

  • Segunda-feira, 15 de outubro de 2018, 15h09


Inauguração da unidade ocorreu na data em que se comemora o Dia do Professor (Foto: André Nery/MEC)

Goiânia (GO), 15/10/2018 – No Dia do Professor, o estado de Goiás ganha mais uma instituição de ensino. A escola Sesi Senai Jardim Colorado – Professor Hélio Naves foi inaugurada oficialmente na manhã desta segunda-feira, 15, em Goiânia. O evento contou com a presença do ministro da Educação, Rossieli Soares.

“Fiz questão de participar da entrega dessa escola, pois acredito que a educação é o principal caminho para a transformação do Brasil, com escolas de qualidade e oportunidades para os jovens brasileiros, que é o que vocês estão dando para toda a cidade de Goiânia”, disse Rossieli Soares.

O ministro aproveitou a oportunidade para fazer uma homenagem aos professores de todo o país. “Hoje é um dia importante demais para o Brasil. É muito mais importante quando a gente avalia o quanto o professor faz diferença na nossa vida”, afirmou. “É lógico que o aluno sempre tem responsabilidade sobre o que ele vai se tornar, pelo seu esforço, seu caminho, suas escolhas; mas um bom guia, alguém que leva pela mão e dá a oportunidade, sempre ajuda na transformação da nossa vida.”

Oportunidades – Com capacidade para atender a quase três mil alunos por ano, a nova unidade vai oferecer à população oportunidades no novo ensino médio, com cursos técnicos em eletromecânica, refrigeração e climatização; educação profissional, a partir da iniciação profissional e continuada, habilitação técnica de nível médio e cursos nas modalidades de aperfeiçoamento e qualificação.

Também serão ofertadas aulas nas modalidades Educação de Jovens e Adultos (EJA), visando à elevação de escolaridade, e Educação Continuada, que compreende a proficiência de trabalhadores nos campos da educação, saúde e segurança, além de competências para o trabalho.

De grande dimensão e projetada dentro de perspectiva arquitetônica moderna, a nova estrutura do Sesi e do Senai cria expectativa de consolidar-se como uma escola de excelência nas três áreas de atuação em que já se consagrou no mercado – eletromecânica, refrigeração e climatização – e como centro de referência em práticas inovadoras.

O complexo integrado foi construído em um terreno cedido pela prefeitura de Goiânia. As instalações vão contemplar uma das mais densas regiões da capital, formada por 45 bairros e uma população superior a 200 mil habitantes.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Pedro Alves, disse que essa será uma das maiores escolas Sesi/Senai do Brasil. “Os educadores fazem uma diferença enorme ao Brasil, já que não só multiplicam o conhecimento, mas também inspiram jovens e adultos”, pontuou. “Acreditamos que a educação deve sempre nortear as ações de política pública no país. Esse potencial transformador norteou nossa gestão à frente da Fieg, com investimentos expressivos em educação, sobretudo em construções, reformas, ampliações e adaptações físicas nas unidades escolares.”

Área industrial – Nessa área de abrangência existem aproximadamente 300 indústrias, a maioria de pequeno porte e microempresas, com elevada demanda por formação profissional, e empreendedores interessados em montar o próprio negócio.

O diretor de Inovação do Sesi, Paulo Mól Júnior, lembra que, para além da formação do ensino médio, o aluno sairá da nova escola com um certificado profissional. “Essa instituição já nasce inclusiva, no sentido de mostrar mais oportunidades”, destacou. “Essa escola contribuirá decisivamente para uma nova atuação educacional que dará resultados às necessidades da indústria local e contribuirá para o desenvolvimento de toda região.”

Assessoria de Comunicação Social

X
Fim do conteúdo da página