Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias
Início do conteúdo da página
Reconhecimento

Divulgados nomes dos vencedores do 2º Prêmio Inep de Jornalismo

  • Terça-feira, 04 de dezembro de 2018, 12h45

Em cerimônia realizada nesta segunda-feira, 3, na sede do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao MEC, foram apresentados os vencedores 2° Prêmio Inep de Jornalismo – Avaliações e Estatísticas Educacionais. A TV Globo e o jornal Folha de S. Paulo são os grandes ganhadores do concurso, realizado por meio de uma parceria entre o Inep e a Organização dos Estados Iberoamericanos para Educação, a Ciência e a Cultura (OEI).

Também foram premiados a Rádio e Televisão do Espírito Santo; a TV Jornal / SBT Recife (PE); o jornal O Popular, de Goiânia (GO); o portal G1; a rádio Band News FM / Manaíra (PB); a TV Correio / Record Paraíba; o jornal Zero Hora e o portal Tribuna do Ceará.

Foram inscritos 135 trabalhos, sendo 88 matérias na categoria Exames, Avaliações e Estatísticas da Educação Básica e 47 na categoria Exames, Avaliações e Estatísticas da Educação Superior. Ao todo, foram premiados cinco trabalhos em cada categoria e os melhores em cada mídia – rádio, televisão, impresso e internet –, além do Grande Prêmio para o melhor trabalho, independentemente da plataforma de publicação. A premiação totalizou R$ 136 mil, além de troféus e certificados.

O prêmio – O Prêmio Inep de Jornalismo foi lançado em 2017, durante as comemorações dos 80 anos de fundação do Inep. A premiação é um reconhecimento à contribuição da imprensa brasileira para o entendimento das avaliações e estatísticas do Inep, que pautam o desenvolvimento e o monitoramento das políticas públicas de educação.

O objetivo é estimular e prestigiar trabalhos jornalísticos sobre educação, em especial aqueles que abordem os temas das avaliações e estatísticas educacionais, duas áreas de atuação do Inep.

Vencedores:

  • AVALIAÇÕES E ESTATÍSTICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

    • GRANDE PRÊMIO:
      Orgulho rural TV Globo César Augusto Furlan Dassie, Thiago Cavalheiro, Emílio Mansur, Rômulo Xavier, Fabíola Marzabal e Maurino Marques.

    • RÁDIO:
      EJA: Uma modalidade que reivindica um novo pensamento acerca das políticas educacionais Rádio e Televisão do Espírito Santo Saul Josias Teixeira dos Santos

    • TELEVISÃO:
      Pernambuco pela educação TV Jornal / SBT Recife Cinthia Rodrigues Ferreira da Silva, José Eriberto Pereira, Fernando Seabra, Adriana Victor, Leo Motta, Guga Matos, Felipe Ribeiro, Diego Nigro e Catarina Farias

    • MÍDIA IMPRESSA:
      Escolas rurais em extinção O Popular Galtiery Aurélio Rodrigues de Andrade

    • INTERNET:
      Desde 2000, número de professores de creches que fizeram faculdade passa de 11% para 66% Portal G1 Luiza Bonemer Tenente


  • AVALIAÇÕES E ESTATÍSTICAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

    • GRANDE PRÊMIO:
      Cotista tem nota boa na universidade, mas recua em cursos com matemática Folha de S. Paulo Fábio Gonçalves Takahashi, Paulo Saldaña, Marcelo Soares

    • RÁDIO:
       
      Dos filhos deste solo Band News FM / Manaíra Aline Alves Guedes Dantas

    • TELEVISÃO:
      Educação: acesso e acessibilidade TV Correio / Record Paraíba Richelle Bezerra da Silva

    • MÍDIA IMPRESSA:
      A reinvenção das universidades particulares Zero Hora Guilherme Jancowski de Ávila Justino

    • INTERNET:
      A vitória do ensino sobre a distância Tribuna do Ceará Jéssica Welma de Assis Gonçalves, Rafael Luiz Azevedo, Nasion Frota, Iago Monteiro, Felp Soares.

 

Assessoria de Comunicação Social

X
Fim do conteúdo da página