Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Novo espaço virtual

Portal de Evidências ajudará gestores a tomar decisões

  • Sexta-feira, 28 de dezembro de 2018, 18h22

Entrou no ar nesta sexta-feira, 28, o Portal de Evidências do Ministério da Educação. O espaço tem o objetivo de institucionalizar o diálogo e a colaboração entre o MEC, instituições e pesquisadores sobre o uso de evidência e inovação para melhorar a educação pública brasileira. “Evidências são dados, pesquisas e análises que permitem saber se as políticas ou programas geram os resultados esperados e impactos positivos”, explica a coordenadora geral da Assessoria Estratégica de Evidências do MEC, Daniela Ribeiro.

Trata-se de uma perspectiva que, por meio do uso de pesquisas rigorosas e da realização de avaliações contínuas, vai construir um acervo de práticas para ajudar gestores na tomada de decisões e na resolução de problemas específicos de cada escola. “O uso de evidências ajuda o governo a gastar melhor, sabendo o que funciona e o que dá melhores resultados”, avalia a coordenadora.

O Portal de Evidências também ajudará a fomentar a cultura de avaliação e de inovação dentro do Ministério da Educação, fornecendo a pesquisadores acadêmicos, que produzem estudos na área de políticas educacionais, acesso a dados oficiais do MEC. “Além disso, o Portal também é uma ferramenta de comunicação com a Rede de Evidências Educacionais, criada pelo MEC e composta por universidades, organismos multilaterais, organizações do terceiro setor e especialistas reconhecidos na área de evidências para a educação”, detalha Daniela Ribeiro.

O lançamento do Portal de Evidências faz parte da estratégia de promoção do uso de evidências na elaboração e na gestão das políticas e programas do MEC. A Assessoria Estratégica de Evidências (AEVI) do MEC foi criada para qualificar o debate sobre políticas públicas, contribuindo para a melhor gestão dos recursos públicos. O portal contribui para a divulgação da importância do uso de evidências, assim como para a oferta de materiais e relatórios sobre os programas em andamento no MEC.

A Rede é coordenada pela Assessoria Estratégica de Evidências do MEC, que tem entre suas atividades apoiar avaliações de impacto dos programas do MEC, desenvolver pilotos de inovação e realizar cursos e capacitações.

Conheça o novo Portal de Evidências

Assessoria de Comunicação Social

 

Assunto(s): Portal de Evidências
X
Fim do conteúdo da página