Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Brasil conquista inédita medalha de ouro em olimpíada feminina de matemática na Ucrânia
Início do conteúdo da página
Hora do Enem

Nova temporada estreia com foco na revisão de conteúdos

  • Segunda-feira, 15 de abril de 2019, 10h00

Apresentado por Land Vieira, o programa Hora do Enem tem 30 minutos de duração e vai ao ar diariamente, às 7h, 13h e 18h  (Foto: Rafael Lima/TV Escola)

A quarta temporada do programa Hora do Enem, da TV Escola, estreia nesta segunda-feira, 15. Apresentado por Land Vieira, o programa é um dos produtos de maior audiência da emissora, tanto na TV como no YouTube. É o único meio de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) inteiramente gratuito, aberto, com conteúdo produzido por educadores e com base nas competências exigidas pelo exame. Os episódios vão ao ar diariamente, sempre às 7h, com reapresentações às 13h e às 18h.

Cada programa tem 30 minutos de duração. São exibidos de segunda a sexta-feira, com reprises em maratona aos sábados e domingos. O projeto, que oferece conteúdo completo de preparação para o Enem, conta com uma plataforma de estudo personalizada, com aulas sobre os conteúdos exigidos nas cinco áreas de conhecimento que compõem o exame, resolução de exercícios dos exames anteriores, percursos educativos e entrevistas com profissionais relacionados aos segmentos abordados.

A cada dia, uma área do conhecimento é o ponto de partida para dicas, entrevistas e muito conteúdo produzido por quem entende do exame. Além disso, o programa conta com dicas de como se preparar para a prova. Os episódios inéditos seguem em exibição até novembro.

O Hora do Enem continua trazendo, com seriedade, as resoluções de questões do exame, sem abandonar os elementos de humor que caracterizam o programa”, afirma o professor Walmir Cardoso, gerente de conteúdo da TV Escola. “A simpatia do Land e o aprofundamento dos temas pedidos no Enem convivem em harmonia com os vários personagens que tornam o clima de estudos bem jovem e descontraído.”  

Novidades - A nova temporada trará algumas novidades. O programa receberá ainda mais professores convidados e o foco a partir de agora será na revisão do conteúdo seguida da resolução das questões, para a preparação do exame. Os primeiros episódios vão relembrar o conhecimento, inclusive para quem já saiu da escola há algum tempo.

A atração trará também um novo quadro, chamado Momento Pop Prof., um modelo de entrevista curtinha, com cerca de um minuto, com o Land sentado em frente ao professor, e com uma pegada divertida e inusitada. A intenção é criar um momento para relaxar, uma espécie de break, mas sempre com perguntas que unem conhecimento, curiosidade e brincadeira.

Plataforma – Lançados em 2018, os Percursos Educativos continuarão funcionando como uma espécie de atividade complementar ao Hora do Enem. Essas ferramentas de aprofundamento permanecem abertas a qualquer pessoa em uma página própria. Na plataforma, o estudante tem a oportunidade de resolver uma questão do Enem e encontrar outras que abordam o mesmo assunto.

Os Percursos Educativos da TV Escola continuam aprofundando o conteúdo de cada disciplina. Logo para o início da temporada de 2019, os percursos de matemática e língua portuguesa serão atualizados com as questões do exame de 2018. E há percursos novos, começando pelo mapa de física. A ele seguirão os percursos de artes, química, história, filosofia, sociologia e línguas estrangeiras. E aguardem, porque o Percurso de redação está no forno!”, conclui Walmir.

TV Escola – A TV Escola é o canal do MEC, distribuído em multiplataforma, que tem como objetivo democratizar o ensino básico e elevar a qualidade da educação brasileira. Há mais de 20 anos no ar, o canal tem como público professores, coordenadores e gestores escolares, além de alunos da pré-escola ao ensino médio da rede pública. Sua programação também procura atender às demandas de pais preocupados com a educação de seus filhos e de todos os interessados em aprender.

O canal pode ser acessado através de satélite, parabólica, DTH, TV a cabo e TVDigital, somando mais de 45 milhões de espectadores, além da web, presente em aplicativos para smartphones, tablets e computadores. São mais de 12 milhões de usuários via internet, um milhão de seguidores nas redes sociais e mais de 395 mil downloads para smartphones.

Como assistir a TV Escola:

Em todo Brasil:
Sky: Canal 21
Vivo: Canal 235
Claro TV: Canal 08
Oi TV: Canal 25

Em São Paulo:
TV Aberta: Canal 62.3
Net: Canal 8 (capital)

No Rio de Janeiro:
TV Aberta: Canal 2.3
NET: Canal 15

Em Brasília:
TV Aberta: Canal 2.3
NET: Canal 13

Acesse o canal da TV Escola no YouTube 

Acesse os Percursos Educativos 

Assessoria de Comunicação Social

Assunto(s): Enem , tv escola , Hora do Enem
X
Fim do conteúdo da página