Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Brasil conquista inédita medalha de ouro em olimpíada feminina de matemática na Ucrânia
Início do conteúdo da página
Educação tecnológica

Futuros engenheiros vão aos EUA disputar com equipes de dez países

  • Segunda-feira, 15 de abril de 2019, 11h56

A equipe Fórmula Cefast, formada por estudantes de Engenharia do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), vão participar da competição mundial Fórmula SAE Michigan, promovida pela SAE International, que é uma associação internacional de executivos do setor automotivo e aeroespacial. A competição reúne 120 equipes de universitários de 10 países no Michigan Speedway (Brooklyn, Michigan, Estados Unidos) de 8 a 11 de maio.

O objetivo da disputa, exclusivamente universitária, é propiciar aos estudantes de Engenharia a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, a partir do desenvolvimento de um projeto completo e construindo um carro tipo Fórmula.

A equipe mineira foi campeã na categoria combustão da Competição Fórmula SAE Brasil – Petrobras, realizada em dezembro de 2018, em Piracicaba (SP). Com a classificação, os estudantes do Cefet-MG conquistaram a vaga para a prova mundial dos EUA. Os futuros engenheiros disputarão com equipes dos Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Áustria, México, Venezuela, Coréia do Sul, Singapura e Polônia.

Viagem – Cinco dos membros da equipe Fórmula Cefast viajam para Michigan no próximo dia 26 de abril para testes avançados com o carro em solo americano, onde serão recebidos pela equipe Mracing, da Universidade de Michigan. O restante da equipe sairá do Brasil no dia 3 de maio. O veículo é o mesmo que deu à equipe o primeiro lugar no pódio da competição nacional, com alguns ajustes como a recalibração do mapa de combustível. 

 A Fórmula Cefast participa da Competição Fórmula SAE Brasil desde 2006 e tem se colocado entre as dez primeiras posições. Em 2018 foi a primeira na prova de Apresentação de Projeto da categoria Combustão na competição mundial Fórmula SAE Lincoln, nos EUA, também organizada pela SAE International, e se classificou em 18º lugar entre 80 equipes inscritas, de sete países.

Fórmula SAE Brasil - A Competição Fórmula SAE Brasil – Petrobras foi disputada por 63 equipes em quatro dias de provas estáticas e dinâmicas avaliadas por juízes da indústria da mobilidade, que atraíram público aproximado de 1,5 mil pessoas. “Os programas estudantis da SAE Brasil motivam os jovens à carreira de engenharia e lançam desafios encontrados na prática profissional que complementam o conhecimento acadêmico adquirido na sala de aula”, analisa Mauro Correia, presidente da SAE Brasil.

Saiba mais sobre a equipe Fórmula Cefast

Acesse a CEFET-MG

Conheça a SAE Brasil

Assessoria de Comunicação Social

X
Fim do conteúdo da página