Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > FNDE prorroga para 30 de junho os prazos para formalização das inscrições do Fies
Início do conteúdo da página
Inscrições abertas

IFMS promove curso de libras infantil no Mato Grosso do Sul

  • Segunda-feira, 13 de maio de 2019, 18h34

Estão abertas, até 17 de maio, as inscrições para o curso gratuito Libras Kids, que ensina Língua Brasileira de Sinais para crianças com idades entre 6 e 11 anos, no Campus Coxim do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

Ao todo, são 40 vagas para duas turmas: 20 vagas para o período matutino, às sextas-feiras, para crianças de 6 a 8 anos, e 20 vagas, no período vespertino, às quartas-feiras, para crianças na faixa etária de 9 a 11 anos.

Com carga horária de 50 horas, as aulas terão início em 22 de maio, prosseguindo até novembro. Para inscrição, os pais ou responsáveis devem se dirigir à Central de Relacionamento (Cerel) do IFMS, com cópia da certidão de nascimento ou RG da criança.

Libras Kids – Esta é a segunda turma do curso de extensão oferecido pelo Campus Coxim. Em 2018, 20 crianças receberam o certificado. As aulas são ministradas pelas intérpretes de libras do IFMS, Eva Silva e Aline de Oliveira. Com jogos de memória e de tabuleiro, as crianças recebem informações sobre a história da Língua Brasileira de Sinais e conceitos de acessibilidade, entre outras.

“Criança tem facilidade para aprender novas línguas e, quanto mais cedo iniciar o aprendizado, mais rapidamente vai se tornar fluente. Mesmo que ela não tenha um coleguinha surdo na sala de aula, a libras vai ajudar essa criança a manter a comunicação com pessoas surdas na sociedade”, explicou Aline.

A intérprete destaca que a proposta é promover a inclusão com o olhar no futuro. “Nossa intenção é abrir portas para que lá na frente possamos, de fato, garantir inclusão e acessibilidade às pessoas surdas.”  

Assessoria de Comunicação Social, com informações da Setec e IFMS

 

X
Fim do conteúdo da página