Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Ministro faz apelo a reitores sobre adesão ao novo Enem
Início do conteúdo da página
TV Escola

Centenário do Eclipse de Sobral é o destaque do Rede Escola

  • Sexta-feira, 31 de maio de 2019, 16h03

O Rede Escola desta semana volta cem anos no tempo e dedica a edição aos registros feitos por cientistas britânicos do eclipse solar de 1919 em Sobral, no Ceará. Considerado um dos mais importantes acontecimentos científicos do século XX, as fotos do fenômeno foram fundamentais para comprovar nada menos do que a Teoria da Relatividade de Einstein.

Para explicar os tipos de eclipses, a apresentadora e repórter Eliane Benício, da TV Escola, foi até o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) e encontrou o pesquisador Vladimir Suarez. Além dele, Eliane conversou com o professor Alfredo Tolmasquim, diretor de Desenvolvimento Científico do Museu do Amanhã e estudioso da história do Eclipse de 1919.

O docente fala da importância do evento para comprovação da Teoria de Einstein e do trabalho realizado pelos pesquisadores em Sobral.Enquanto os sobralenses se trancavam em suas casas, assustados pelo dia transformado em noite, os cientistas brasileiros analisavam a coroa solar enquanto os britânicos se ocupavam em fotografar todo o trajeto da lua na frente do sol.

A presença dos pesquisadores em Sobral se deve à persistência de Henrique Morize, então diretor do Observatório Nacional. O Rede Escola traçou o perfil de Morize, com a participação de Cristina Helena Barbosa, pesquisadora do MAST.

O Rede Escola vai mostrar dois eventos comemorativos do centenário do Eclipse de 1919. O primeiro é uma exposição realizada no próprio MAST, onde estão instrumentos e telescópios usados pelos pesquisadores em Sobral. O segundo é uma série de atividades científico-culturais que os alunos do Colégio Pedro II realizaram sobre o evento.

Ao finalizar o programa, o apresentador Ernesto Xavier conversa com o professor Jaime da Rocha, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), sobre as aplicações da Teoria da Relatividade de Einstein nos dias de hoje.

O Rede Escola é apresentado em episódios inéditos toda sexta, às 19h. Reapresentações no. sábado, às 16h; domingo, às 12h; e segunda, às 12h30. Para rever os episódios anteriores, a playlist completa está disponível no portal da TV Escola, no aplicativo e no canal da emissora no YouTube.

Assessoria de Comunicação Social

X
Fim do conteúdo da página