Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
TV Escola

Rede Escola destaca 50 anos da ida do homem à Lua e Revolta da Vacina

  • Sexta-feira, 19 de julho de 2019, 13h40

O Rede Escola desta semana traz reportagens que vão visitar a História. Desde o primeiro homem a pousar na lua até a Revolta da Vacina, passando pela lembrança de Gustavo Capanema, um dos mais importantes ministros da Educação do Brasil, o programa faz uma viagem histórica. E tem mais: jovens aprendem a ser cineastas e uma matéria especial sobre o Anima Mundi.

“Um pequeno passo para o homem, um grande salto para a humanidade”. Com esta frase, proferida há 50 anos, Neil Armstrong iniciava o seu passeio pela superfície lunar no dia 20 de julho de 1969. Revisitando os arquivos da TV Escola, o programa vai relembrar esse momento único. O programa também foi até o Museu do Amanhã observar e aprender um pouco mais sobre a Lua.

Há 115 anos, um levante popular tomou as ruas do Rio de Janeiro: a “Revolta da Vacina”. Uma determinação do governo do presidente Rodrigues Alves obrigava todos os cidadãos a se vacinarem compulsoriamente. Resultado: bondes tombados, barricadas, trilhos arrancados, calçadas destruídas. O Rio viveu oito dias de caos em novembro de 1904. O governo acabou por retirar a obrigatoriedade, mas continuou com a vacinação.

O Rede Escola conta essa história em uma reportagem especial. Depois vai até a primeira Era Vargas e traça um perfil de Gustavo Capanema, ministro da Educação mais longevo da história do País, e conversa com o jornalista e professor Fábio Silvestre Cardoso, autor da biografia “Capanema”.

Também no Rio de Janeiro, teve início na quarta-feira, 17, o Anima Mundi, um dos mais prestigiosos festivais de animação em todo o mundo. Este ano serão mais de 300 filmes, 80 deles produzidos no Brasil. O Rede Escola conversou com Marcos Magalhães, um dos criadores e curadores do festival. A 27ª edição do festival segue em São Paulo, na próxima quarta, 24.

Por falar em cinema, a oportunidade de entrar no set e rodar uma produção se estende agora para as escolas públicas e para os estudantes das regiões administrativas do Guará e de Taguatinga, no Distrito Federal. Nas salas de aula locais são realizadas oficinas voltadas para a área audiovisual, com os diretores à frente das turmas de estudantes.

O Rede Escola é apresentado em episódios inéditos toda sexta, às 19h. Reapresentações no. sábado, às 16h; domingo, às 12h; e segunda, às 12h30. Para rever os episódios anteriores, a playlist completa está disponível no portal da TV Escola, no aplicativo e no canal da emissora no YouTube.

Assessoria de comunicação social, com informações da TV Escola

Assunto(s): tv escola , Rede Escola
X
Fim do conteúdo da página