Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Enade

Instituições devem enviar relação de novos alunos e formandos até domingo, 11

  • Sexta-feira, 09 de agosto de 2019, 15h00

Giulliano Fernandes, do Portal MEC

Domingo, 11 de agosto, é o último dia para coordenadores de cursos superiores informarem a relação de novos alunos e formandos ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2019. A prova e o questionário do estudante serão aplicados em 24 de novembro em todo o Brasil.

Para os “calouros”, como são chamados os alunos ingressantes, não são obrigatórios a realização da prova e o preenchimento do questionário. No entanto, a inscrição, pelo Sistema Enade, é necessária para abastecer a base de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Já para os concluintes a participação é indispensável. Sem isso, o formando não consegue colar grau e obter o diploma de curso superior. A regularidade no exame constará no histórico escolar.

Na edição de 2019, o Exame será voltado para as seguintes áreas:

  • ciências agrárias;
  • ciências da saúde;
  • engenharias;
  • arquitetura e urbanismo;
  • grau de tecnólogo nas áreas relativas aos cursos superiores de tecnologia ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e segurança.

O Inep é responsável por atestar a regularidade do estudante por meio de relatório. A verificação e emissão de documentos de conclusão dos cursos de graduação, colação de grau e diploma, entretanto, é de competência das instituições de ensino superior.

Passo a passo – O primeiro passo é o coordenador inscrever o estudante, que em seguida precisa criar login e senha na opção "Primeiro Acesso" da página inicial do Sistema Enade. Só conseguirão fazer o cadastro aqueles estudantes que já tiverem sido inscritos pelos responsáveis das instituições. O estudante que não identificar sua inscrição no Sistema Enade poderá solicitar esclarecimentos e providências diretamente com seu coordenador de curso.

O estudante concluinte também tem responsabilidades nessa fase do Enade. Somente após o preenchimento do cadastro com informações pessoais e nos prazos definidos no Edital Inep nº 43/2019 (as informações e o cumprimento dos prazos são de responsabilidade do estudante) é que o estudante poderá solicitar atendimento específico, especializado ou por nome social e preencher o Questionário do Estudante, instrumento obrigatório do Enade.

Enquadramento de cursos – Domingo também é o último dia para o enquadramento de curso, processo pelo qual as instituições vinculam seus cursos às respectivas áreas de avaliação do Enade 2019, com base nas Diretrizes de Prova publicadas no Portal do Inep. Isso deve ser feito também pelo Sistema Enade.

Com informações do Inep

Assunto(s): Enade , inscrições
X
Fim do conteúdo da página