Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias
Início do conteúdo da página
Enem

Após cinco horas, termina o segundo dia de provas

  • Domingo, 10 de novembro de 2019, 18h30

Matemática e ciências da natureza foram as matérias do último dia do exame


Guilherme Pera, do Portal MEC

O segundo e último dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 terminou às 18h30 deste domingo, 10 de novembro. Foram cinco horas de aplicação da parte de matemática e ciências da natureza do maior exame de acesso ao ensino superior do país.

Foram dois dias de prova, cada uma com 90 questões de múltipla escolha. No primeiro, foram 45 sobre linguagens, códigos e suas tecnologias e 45 sobre ciências humanas e suas tecnologias, além da redação sobre democratização do acesso ao cinema no Brasil. No segundo dia, foram 45 sobre ciências da natureza e 45 sobre matemática.

Juntando os dois dias, foram dez horas e meia de prova. Para o estudante Lucas Abud, 18 anos, o conteúdo estava de acordo com o que estudou, o problema foi a maratona. “O Enem é um teste físico. A exaustão foi meu principal problema. O conteúdo em si não estava tão difícil”, disse ao sair do Centro Educacional Sigma, um dos locais de prova de Brasília.

Para Mateus dos Anjos, 17 anos, o problema é a expectativa. “A prova não estava muito difícil, o problema é a pressão que o ambiente coloca em cima da gente”, afirmou ao sair da prova, também no Sigma.

O balanço com as principais informações do dia será divulgado logo mais, às 19h, pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, e pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes. Ambos concedem entrevista à imprensa na sede do Inep, em Brasília.

X
Fim do conteúdo da página