Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Ano letivo poderá ter menos de 200 dias
Início do conteúdo da página
Combate ao coronavÍrus

IFCE produz máscaras de proteção em impressora 3D

  • Quinta-feira, 26 de março de 2020, 16h36

Equipamento será doado para profissionais de saúde do município que atuam no combate ao novo coronavÍrus

O campus do Instituto Federal do Ceará (IFCE) em Tauá, no interior do Ceará, está fabricando protetores de rosto que serão destinados a profissionais de saúde do município que atuam no combate à pandemia causada pelo novo coronavírus. O material foi fabricado no próprio campus e será destinado ao Hospital Dr. Alberto Feitosa Lima, único hospital da cidade.

Os protetores são produzidos pelo setor de Tecnologia da Informação e pelo Laboratório de Eletromagnetismo do campus utilizando impressão 3D. Cada unidade leva em média uma hora para ser produzida.

O material  é parte dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) utilizados pelos profissionais no enfretamento ao vÍrus e deve ser usado em complemento às máscaras comuns. As peças protegem a região ds olhos e, assim, diminuem risco de contágio.

O diretor-geral do IFCE de Tauá, José Alves Neto, disse que a ideia surgiu para minimizar o impacto da pandemia. "Quando começamos a ver as movimentações das instituições de ensino, pensamos em contribuir", lembra.

Além de diminuírem as chances de contágio, os protetores podem ser higienizados, o que permite a reutilização do material, diferentemente das máscaras descartáveis.

Assessoria de Comunicação Social, com informações do IFCE

Assunto(s): MEC , IFCE , coronavírus
X
Fim do conteúdo da página