UFRN oferece 4,9 mil vagas de formação profissional a distância
A iniciativa é parte do Programa Novos Caminhos e recebeu R$ 2,3 milhões em investimentos do Ministério da Educação
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) abriu inscrições para nove cursos de formação profissional a distância. A oferta, que faz parte do Programa Novos Caminhos, oferece 4,9 mil vagas gratuitas nas áreas ciências agrárias e de informática. As inscrições podem ser realizadas por pessoas de todo o Brasil até o dia 27 de abril. Para se inscrever, acesse o site do programa.
A iniciativa é ofertada com recursos repassados pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). Ao todo, a pasta investiu R$ 2,3 milhões para viabilizar a oferta dos cursos. Soma-se a esse valor, o montante aplicado pela instituição de ensino como contrapartida.
Confira a seguir os cursos disponíveis:
- Instalador e reparador de redes de computador;
- Programador Web;
- Programador de dispositivos móveis;
- Desenvolvedor de jogos eletrônicos;
- Operador de processamento de frutas e hortaliças;
- Produção comercial de peixes ornamentais;
- Produção comercial de organismos aquáticos;
- Produtor agropecuário; e
- Produtor de derivados do leite.
A formação mínima exigida para alguns cursos é ensino fundamental anos iniciais completo (do 1º ano ao 5º ano) e para outros é ensino fundamental anos finais (do 6º ano ao 9º ano) completo. A carga horária varia de 160 horas a 240 horas, dependendo do curso. A idade mínima para participação é de 16 anos. Os cursos são realizados por duas escolas técnicas vinculadas à UFRN: Escola Agrícola de Jundiaí e Instituto Metrópole Digital.
Novos Caminhos – O Programa Novos Caminhos do MEC abre novas oportunidades e novos cursos com foco nas demandas do mercado e nas profissões do futuro. O objetivo da iniciativa, lançada em outubro do ano passado, é potencializar a educação profissional e tecnológica com incremento de 80% nas matrículas — subindo de 1,9 milhão para 3,4 milhões — até 2023.
Neste semestre, o programa está focado na expansão de vagas na modalidade a distância para proporcionar capacitação durante o período de restrição de mobilidade, por conta da pandemia do novo coronavírus. Essas novas vagas oferecidas pelo IF Sul de Minas somam-se às mais de 31 mil vagas que foram pactuadas com diversas instituições de ensino para oferta EaD.