Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias
Início do conteúdo da página
Formação de professores

Capes divulga selecionados dos programas de residência pedagógica e iniciação à docência

  • Quinta-feira, 30 de abril de 2020, 11h25

Bolsas da vinculada ao MEC servem para complementar a formação de professores da educação básica em todo país

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou os 500 projetos institucionais selecionados para os programas Residência Pedagógica e Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). De acordo com a vinculada ao Ministério da Educação (MEC), cada programa vai oferecer 30.096 bolsas, em benefício de mais de 60 mil alunos de licenciatura.

Os editais (confira aqui e aqui) foram publicados na edição desta quarta-feira, 29 de abril, do Diário Oficial da União (DOU). Foram escolhidos 250 projetos para cada modalidade. Na seleção, concorreram 564 propostas de 302 instituições de ensino superior.

Neste ano, 60% das vagas foram reservadas para os cursos de pedagogia, matemática, língua portuguesa e ciências naturais, áreas em que há maior déficit de formação de professores. 

“Os programas possibilitam que os estudantes, ainda na graduação, desenvolvam atividades práticas do exercício da docência e convivam antecipadamente com a realidade da futura profissão”, avaliou o presidente da Capes, Benedito Aguiar.

Entenda os programas – O PIBID e o Residência Pedagógica são programas destinados a alunos de licenciatura. 

O PIBID oferece aos bolsistas que estão na primeira metade do curso uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas.

O Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura. Com isso, o licenciando, na segunda metade do seu curso, inicia sua imersão na escola de educação básica.

Na avaliação do diretor de Educação Básica da Capes, Carlos Lenuzza, os programas ajudam a diminuir o déficit de formação de professores e de capacitação. “Em muitas escolas, não há professores ou o professor que está em sala de aula não é formado na disciplina, na licenciatura em que ele atua. Tentamos, com os programas diminuir essas lacunas”, disse.

Recursos – As instituições podem apresentar recursos até as 18 horas de 8 de maio. Os pareceres da análise técnica e de mérito estão disponíveis pelo Sistema de Inscrições da Capes (Sicapes). A previsão de divulgação do resultado final é 19 de maio.

Assessoria de Comunicação Social, com informações da Capes

Assunto(s): Capes , bolsas , licenciatura
X
Fim do conteúdo da página