Capacitação on-line sobre práticas de alfabetização tem mais de 1 milhão de acessos
O curso promovido pela Secretária de Alfabetização do MEC é gratuito e tem cerca de 147 mil inscritos
O curso gratuito e on-line Práticas de Alfabetização do Ministério da Educação (MEC) alcançou a marca de 1 milhão de acessos. São cerca de 147 mil inscritos. A iniciativa faz parte do programa Tempo de Aprender, lançado em fevereiro pela Secretaria de Alfabetização para aprimorar a alfabetização no país.
A capacitação é oferecida no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AvaMec), plataforma de ensino a distância do MEC em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG). Para se inscrever basta seguir as instruções descritas pela Secretaria de Alfabetização no portal do programa.
O secretário de alfabetização, Carlos Nadalim, destaca que a capacitação já é a maior da plataforma Avamec em participação. “Ao elaborarmos esse curso, sabíamos que as escolhas de conteúdos práticos atrairiam uma quantidade expressiva de professores e interessados no assunto. E foi o que aconteceu”, acrescenta o secretário.
A iniciativa foca principalmente na formação de professores, coordenadores pedagógicos, diretores escolares e assistentes de alfabetização. No entanto, qualquer pessoa interessada em aprender mais sobre o processo de alfabetização, como pais e responsáveis, pode se inscrever.
Na formação, são apresentadas estratégias de ensino, atividades e avaliações formativas destinadas ao último ano da pré-escola e ao 1º e ao 2º ano do ensino fundamental baseadas em evidências científicas e de caráter prático. São apresentadas estratégias simples, fáceis e efetivas, tanto para o ano da educação infantil quanto para a alfabetização. Elas seguem um passo a passo que pode ser adaptado conforme a realidade de cada professor e aluno, pai ou filho, e foram pensados para serem divertidas e acessíveis para crianças.
O curso ficará disponível por tempo indeterminado e não tem limite de número de alunos, nem de turmas. Com carga horária de 30 horas, o curso se divide em oito módulos que tratam de temas como conhecimento alfabético, fluência, vocabulário e compreensão. Os últimos três módulos do curso serão disponibilizados até o fim de maio.
Tempo de Aprender – Criado pela Secretaria de Alfabetização do MEC, o programa Tempo de Aprender, tem o objetivo de apoiar, aperfeiçoar e valorizar a formação de professores e gestores escolares do último ano da pré-escola e do 1º e 2º anos do ensino fundamental.
O programa foi construído com base em um diagnóstico realizado pelo MEC, no qual foram detectadas as áreas da alfabetização que necessitam de mais investimentos.
O Tempo de Aprender conta com quatro eixos e 10 ações efetivas que têm por objetivo dar aos alunos, já nos primeiros anos de estudo, a formação básica de qualidade necessária para que exerçam a cidadania e alcancem o sucesso profissional. A formação continuada de profissionais da alfabetização é uma das ações do programa.
Assessoria de Comunicação Social