Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias
Início do conteúdo da página
Educação e coronavírus

Unifap entrega mais de 270 protetores faciais para unidades de saúde no Amapá

  • Sexta-feira, 08 de maio de 2020, 12h20

Em breve, a universidade doará mais 300 equipamentos para combate ao coronavírus 


A Comissão de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) da Universidade Federal do Amapá (Unifap) entregou nesta semana 273 protetores faciais para 14 órgãos de saúde pública de municípios do Amapá. 

Foram doados 61 equipamentos para a prefeitura municipal de Macapá, 20 para Pedra Branca do Amapari, 20 para Serra do Navio, 20 para Mazagão, 7 para Laranjal do Jari, 60 para o Hospital de Clínicas Alberto Lima (HCAL), 10 para o Ponto de Atendimento Infantil (PAI), 30 para o Hospital Maternidade Mãe Luzia, 15 para Divisão de Atenção à Saúde Indígena (DIASE/DSEI) e 30 para a Unidade Mista de Saúde do Amapá.

Conhecidos como “Face Shields”, os protetores faciais fazem parte do material essencial para evitar o contágio da Covid-19. A Unifap entregará mais 300 protetores a outros municípios do Estado nas próximas semanas.

A vice-diretora do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET) e coordenadora da comissão para produção e entrega dos EPIs, Cristina Baddini, explicou que as máscaras estão sendo entregues a todo o Estado do Amapá, por meio do trabalho do DCET e a participação de vários cursos, como Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Física e Matemática. “Conseguimos organizar uma logística para que apenas um correspondente dos municípios busque e distribua os protetores faciais”, ressaltou. A estratégia serve para evitar aglomerações.

Segundo Felipe Monteiro, professor de Engenharia Elétrica da Unifap, os produtos entregues têm a qualidade testada e aprovada por especialistas. “Os profissionais que estão utilizando os protetores faciais gostaram bastante, por serem leves, fixarem bem na cabeça e não incomodarem no dia a dia, já que eles precisam usar o tempo todo durante a atividade na saúde”, ressaltou o docente.

Produção dos EPIs na Unifap – A produção dos equipamentos é realizada com três impressoras 3D, e conta com a colaboração de 14 alunos voluntários dos cursos de Engenharia Elétrica, Física, Matemática e Ciência da Computação. Os estudantes são acompanhados pelos professores Adenilson Oliveira, Dennis Pureza e Felipe Monteiro.

Assessoria de Comunicação Social, com informações da Unifap

Assunto(s): unifap , coronavírus
X
Fim do conteúdo da página