Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Sisu passa a ofertar vagas em cursos de ensino a distância
Início do conteúdo da página
Educação básica

FNDE lança pesquisa sobre reserva técnica de livros didáticos

  • Quarta-feira, 27 de maio de 2020, 14h00

Objetivo é receber opinião das secretarias de educação e escolas sobre entrega dos exemplares


O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) lançou uma pesquisa para receber informações das redes de ensino sobre o acesso à reserva técnica de livros didáticos. As secretarias de educação e as escolas têm até sexta-feira, 29 de maio, para responder aos questionários, disponíveis no portal eletrônico do FNDE.

O FNDE mantém uma reserva técnica de livros didáticos para atender às escolas que não conseguiram suprir a demanda mesmo com o remanejamento de livros. Nesses casos, gestores escolares devem acessar o sistema para fazer seus pedidos. Os exemplares da reserva técnica geralmente são entregues nas próprias escolas, o que não é possível fazer neste momento.

O objetivo é verificar se as secretarias de educação têm como receber os exemplares neste período em que as aulas estão suspensas, guardar em local apropriado, para depois fazer a distribuição nas escolas de sua rede.

De acordo com a presidente do FNDE, Karine Santos, o intuito principal é fortalecer a parceria com as redes e com as escolas, abrindo espaço para diálogo com as instituições. “O FNDE havia adiado a abertura do sistema para pedidos de livros pela impossibilidade de realizar as entregas nas escolas neste momento, mas devido a algumas demandas resolvemos lançar a pesquisa para ouvir os atores envolvidos na execução do PNLD [Programa Nacional do Livro e do Material Didático] e entender a realidade das redes”, explica a presidente da autarquia.

No questionário, os gestores poderão informar se desejam que a entrega da reserva técnica seja realizada de imediato. As orientações sobre como participar da pesquisa já foram enviadas às secretarias de educação e às escolas, por meio de um comunicado. Para responder a pesquisa, as secretarias devem acessar o questionário (aqui) e os responsáveis pelo programa nas escolas devem clicar aqui.

Entrega em dia – Todos os 172.571.931 exemplares do PNLD 2020 foram entregues a 123.342 escolas antes do início das aulas.

Assessoria de Comunicação Social, com informações do FNDE

Assunto(s): MEC , FNDE
X
Fim do conteúdo da página