Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Abertas inscrições para o curso de inglês My English Online
Início do conteúdo da página
Vestibular unificado

Matriz de habilidades do Enem está disponível para consulta

  • Quinta-feira, 14 de maio de 2009, 15h16
Matriz de habilidades do Enem já está disponível para estudantes (Foto: Júlio César Paes)Já está disponível para consulta a matriz de habilidades do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O documento, que é um guia para orientar a elaboração dos itens da prova, foi aprovado na manhã desta quinta-feira, 14, pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). Os reitores das universidades federais também já deram o aval para a utilização do instrumento.

A matriz está organizada nas quatro áreas que comporão o exame: linguagem, ciências da natureza, ciências humanas e matemática. Assim, a nova prova do Enem, que será aplicada em outubro, cobrará os mesmos conteúdos pedidos pelos atuais vestibulares, mas o formato da prova será diferente. Agora, os estudantes terão de usar mais a capacidade de raciocínio e compreensão do que de memorização. A expectativa é de que a nova concepção do Enem ajude a reestruturar o currículo do ensino médio.

Com a matriz definida, o Comitê de Governança do novo Enem, representado pelo MEC, reitores de universidades e secretários estaduais de educação poderão aprimorar as edições seguintes da avaliação. Para isso, serão criadas comissões temáticas, compostas por especialistas de cada área do conhecimento, que vão analisar o conteúdo a ser cobrado nas próximas edições.

Letícia Tancredi

Veja a matriz de habilidades do novo Enem.

Saiba mais sobre o novo Enem
Assunto(s): Novo Enem
X
Fim do conteúdo da página