Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Institucional > Secretarias > SEB - Educação Básica > Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia - 2006/2007
Início do conteúdo da página

Último dia para encaminhar propostas de pós-graduação na Alemanha

 Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) recebe até esta quinta-feira, 30, as inscrições para os programas Unibral e Probral. Ambos são desenvolvidos em conjunto com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (Daad) e têm duração de dois anos, havendo possibilidade de prorrogação.

O Probral apóia projetos conjuntos de pesquisa e cooperação científica de instituições de ensino superior brasileiras e alemãs, que promovam a formação em nível de pós-graduação (doutorado-sanduíche e pós-doutorado) e o aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores. A equipe ou curso de pós-graduação interessado em participar do Probral poderá apresentar apenas um projeto, sendo que é imprescindível o vínculo com algum programa de pós-graduação stricto sensu – mestrado e doutorado – avaliado pela Capes, preferencialmente com conceitos cinco, seis ou sete.

No caso de bolsas de doutorado, o prazo total dos estudos no país e no exterior não deverá ultrapassar quatro anos. Serão considerados apenas aqueles candidatos que já cumpriram pelo menos 50% dos créditos em seu país de origem. A bolsa de pós-doutorado tem duração de dois a doze meses, não sendo permitida a sua prorrogação. O limite mínimo de regresso é seis meses, reservados para a redação final e a defesa da tese.

Unibral – O programa apóia parcerias universitárias entre Brasil e Alemanha. O objetivo é financiar o intercâmbio de estudantes e docentes de graduação, por meio de bolsas de graduação e missões de trabalho. O programa está aberto às universidades, abrangendo todas as áreas e estudos multidisciplinares, na graduação. Cada projeto deve concentrar-se em uma área de formação acadêmica, vinculado a um instituto, mas poderá ser decidido entre as instituições envolvidas.

Os interessados deverão ter cursado, obrigatoriamente, 50% da formação acadêmica. A data para iniciar os projetos está prevista para fevereiro de 2006 e as propostas devem ser encaminhadas, simultaneamente, à Capes e ao Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico. O Daad é uma associação sem fins lucrativos, constituída por 231 instituições de ensino superior da Alemanha.

As inscrições para os programas Unibral e Probral podem ser feitas no sítio da Capes. (Assessoria de Imprensa da Capes)

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página