Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

O Ministro

Publicado: Quinta-feira, 13 de junho de 2019, 11h05 | Última atualização em Sexta-feira, 14 de junho de 2019, 18h09

abraham weintraub

Abraham Weintraub

Abraham Bragança de Vasconcellos Weintraub, nascido em São Paulo no dia 11 de outubro de 1971, é professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e economista brasileiro com mestrado em Administração e MBA Internacional. Foi um dos primeiros integrantes da equipe de campanha de Jair Bolsonaro à Presidência da República.

Um dos responsáveis pela elaboração do Plano de Governo e da proposta da Nova Previdência do Brasil.

Em novembro de 2018, foi secretário-executivo do governo de transição e no dia 1º de janeiro de 2019 passou a exercer este cargo na Casa Civil. Três meses depois, em 8 de abril, foi nomeado Ministro de Estado da Educação.

Biografia

Abraham é graduado em Ciências Econômicas pela USP desde 1994 e mestre em Administração, na área de finanças, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Também possui MBA em cinco instituições: FGV/Brasil, CUHK/China, RSM/Holanda, UNC/Estados Unidos e TEC/México.

Com mais de vinte anos de atuação como executivo no mercado financeiro, foi economista-chefe e diretor do Banco Votorantim, além de CEO da Votorantim Corretora no Brasil e da Votorantim Securities no Estados Unidos e na Inglaterra.

O atual Ministro da Educação também foi sócio da gestora de fundos Quest Investimentos, integrou o Comitê de Trading da BM&FBovespa e o Comitê de Macroeconomia da Associação Nacional das Instituições do Mercado Financeiro (Andima). Na Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias (Andima) atuou como conselheiro do Comitê de Macroeconomia.

Possui artigos divulgados em revistas, jornais e papers, como os publicados na Revista Brasileira de Previdência: “Poupança Individual de Aposentadoria”, e na Revista Chilena de Derecho y de la Seguridad Social de la Universidad de Chile.

Ministério da Educação

X
Fim do conteúdo da página