Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mídias na educação > Estudantes > Pós-graduação > Profissionais serão treinados para utilizar Portal de Periódicos da Capes
Início do conteúdo da página

Profissionais serão treinados para utilizar Portal de Periódicos da Capes

Até o final de julho, o Programa de Treinamento do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) capacitará 250 bibliotecários de instituições de ensino superior, credenciadas no serviço. Os treinamentos serão realizados em diversas regiões do país. O Portal de Periódicos, maior banco de informações científicas da América Latina, está disponível por meio eletrônico para 152 universidades e institutos de pesquisa com programas de pós-graduação recomendados pelo ministério da Educação.

Os treinamentos estão sendo ministrados por instrutores das editoras das bases de dados integrantes do Portal e por assessores técnicos da Capes que apresentam a página, além de esclarecerem as dúvidas. "Queremos formar multiplicadores para atender melhor e ampliar o número de usuários das instituições credenciadas", diz a coordenadora do programa de treinamento do Portal, Tânia Castro.

Na programação, os participantes aprenderão a utilizar os portais gratuitos, os links existentes, além das novas bases adquiridas pela Capes. Professores, alunos, pesquisadores e cientistas podem ter acesso ao Portal de Periódicos nos laboratórios, departamentos de suas universidades ou em seus institutos de pesquisa. O serviço também pode ser encontrado nas bibliotecas.

Treinamento - Outro curso previsto no Programa de Treinamentos do Portal de Periódicos da Capes é sobre a nova base de dados Scfinder Scholar versão on line do Chemical Abstracts Service. As inscrições para capacitação estão abertas. Até julho os cursos ocorrerão em treze cidades, entre elas; Aracaju, São Paulo, Recife, Manaus e Belém. As instituições de ensino superior que tiverem interesse em realizar parcerias para os treinamentos devem entrar em contato pelo endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Acesso à pesquisa - O Portal de Periódicos foi criado em 2000, com o objetivo de reduzir as desigualdades regionais e permitir o acesso de professores, pesquisadores, alunos e funcionários de instituições de ensino superior e de pesquisa a informações científicas e tecnológicas de excelência. Atualmente, são 80 mil acessos diários.

O serviço possui 8.500 títulos de fontes nacionais e internacionais de nível acadêmico. São textos completos com resultados de pesquisas e estudos científicos de extrema importância para desenvolvimento e apoio à pesquisa brasileira. O usuário encontra 90 bases de dados com resumos de documentos em todas as áreas do conhecimento, incluindo acessos a páginas eletrônicas selecionadas. Acesse o site da Capes.

Repórter: Adriane Cunha

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página