Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Observatório da Educação
Início do conteúdo da página

Observatório da Educação

Resultado de parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o programa Observatório da Educação atua na pós-graduação – mestrado e doutorado. Lançada em 2006, a iniciativa apóia projetos de pesquisa que usem como base os bancos de dados do Inep, entre eles o Censo Escolar e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), entre outros.

 

A intenção é estimular estudos sobre temas como a avaliação educacional, fluxo escolar, educação e mercado de trabalho, financiamento da educação e educação e demografia, para estimular a formação de mestres e doutores que atuem nas áreas de gestão de políticas educacionais, avaliação educacional e formação de professores.

 

A elaboração de projetos de pesquisa utiliza a infra-estrutura disponível nas instituições de educação superior. Em 2007, as instituições selecionadas receberam R$ 2 milhões, para investir em projetos de pesquisa do Observatório da Educação. Atualmente, há 28 projetos em andamento e 29 em implementação, aprovados em 2008. O orçamento previsto para 2009 é de R$ 5,5 milhões. A previsão é que esse valor seja mantido por mais três anos, uma vez que os projetos podem ter duração de até quatro anos.

 

Saiba mais

X
Fim do conteúdo da página