Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Observatório da Educação > Secretarias > Órgãos Vinculados > Diretrizes para a Educação Básica
Início do conteúdo da página

Materiais Pedagógicos da Rede e-Tec Brasil

Estimular a produção e o compartilhamento de material pedagógico é um dos objetivos da Rede e-Tec Brasil

 

Uma das linhas de ação da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), por meio da Rede e-Tec Brasil, é o fomento à produção e compartilhamento de material didático.

Com este intuito, estabelece como obrigatório o encaminhamento para a Setec/MEC de todos os materiais desenvolvidos com financiamento da Rede e-Tec. Tal envio deve estar acompanhado de Termo de Cessão de Direitos Autorais e de texto/imagens/voz assinado pelos autores.

Acesse o Manual de Gestão da Rede e-Tec Brasil e Profuncionário, em seu item 3.2., para saber sobre os procedimentos.

Como acessar o material

Os materiais validados podem ser acessados por meio do repositório de objetos educacionais para a educação profissional e tecnológica (Proedu).
Lá encontram-se armazenados mais de 1.200 objetos educacionais, envolvendo diferentes mídias como vídeos, animações, livros, apostilas, dentre outros.

Entre os conteúdos produzidos no âmbito da Rede e-Tec Brasil e disponibilizados no Proedu destacam-se:

  • Currículo Referência

Publicação sistematiza um amplo trabalho elaborado pela Universidade Federal de Santa Catarina com o apoio e financiamento da Setec/MEC.

Finalizado em 2010, reúne orientações centrais para nortear a organização pedagógica dos cursos de educação profissional técnica de nível médio (cursos técnicos), ofertados na modalidade da educação a distância e a produção dos respectivos materiais didáticos.

A publicação também disponibiliza uma matriz curricular de referência para cada tipo de curso técnico ofertado na modalidade a distância pelo e-Tec, por eixo tecnológico.

Contempla as seguintes informações por curso: perfil profissional, competências, habilidades, bases tecnológicas e ementas.

As publicações que compõe a coleção trazem contribuições para vários aspectos da gestão e da docência de EPT na modalidade a distância abordando os temas:

1.    Gestão Institucional
2.    Gestão de Informação e Comunicação
3.    Polo de apoio presencial: tecnologia e infraestrutura
4.    SAAS: um Sistema de Acompanhamento de Avaliação de Cursos
5.    Proeja: dimensões curriculares
6.    Material Didático: construindo referencias
7.    Formação Continuada: diagnóstico e proposições
8.    Projeto Pedagógico de Curso: protocolo de referência

O trabalho também foi desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina, sendo promovido pela Setec/MEC e financiado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

  • E-Tec Idiomas

Outro conteúdo produzido no âmbito da Rede e-Tec Brasil e disponível no Proedu é o E-Tec Idiomas Sem Fronteiras. Os materiais didáticos interativos incluem os módulos de 600 horas para os cursos de inglês, espanhol e português.

Também estão lá reunidos os materiais pedagógicos do Curso Técnico de Formação para os Funcionários da Educação do Profuncionário.

Além dos objetos de aprendizagem para a educação profissional e tecnológica disponíveis no Proedu, o Ministério da Educação também possui o Banco Internacional de Objetos Educacionais com mais de 500 recursos educacionais abertos para esta modalidade da educação nacional.

 

 Voltar à página inicial da Setec

X
Fim do conteúdo da página