Parlamento Juvenil do Mercosul
Neste ano de 2014 o Brasil irá realizar a 3ª Seleção de estudantes do Ensino Médio de escolas públicas de todo país para serem representantes nacionais no Parlamento Juvenil do Mercosul.
A etapa de seleção das secretarias deve ser organizada em encontros de quatro horas de duração. Para a garantia da diversidade e da igualdade, deve ser indicado um representante do sexo masculino, uma do feminino e um de estudantes negros, indígenas, moradores de comunidades populares, das áreas rurais ou com deficiência.
Durante a etapa nacional serão selecionados os 27 (vinte e sete) jovens, 1 (um) estudante por unidade federativa, que representarão o Brasil em encontros nacionais e internacionais promovendo o protagonismo juvenil, a integração no Mercosul, abrindo espaços para a discussão de temas de interesse comuns aos jovens dos diversos países.
O Ministério da Educação é responsável pela seleção nacional dos estudantes que irão representar o Brasil no Parlamento Juvenil do Mercosul, para tanto conta com a colaboração das Secretarias de Educação Estaduais e do Distrito Federal para a realização desta seleção em âmbito estadual.
Esta é a terceira seleção para o Parlamento Juvenil do Mercosul, formado por estudantes dos países que integram o bloco — Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Os representantes vão discutir a formação política e cidadã da juventude a partir do questionamento O Ensino Médio que Queremos, com reflexão e discussão sobre inclusão educativa, gênero, jovens e trabalho, participação cidadã dos jovens e direitos humanos.
- Orientações para a escolha dos representantes nas escolas (2014)
- 3º Encontro Nacional Parlamento Juvenil do Mercosul – 4 a 7 de junho de 2014 – Gramado/RS
- Livreto Parlamento Juvenil do Mercosul (2012)
- Declaração do Parlamento Juvenil do Mercosul
- Parlamento Juvenil do Mercosul 2010 - Folder
- Mercosul Internacional
- Depoimento de um Parlamentar Juvenil do Mercosul
- Webconferência Parlamento Juvenil do Mercosul – 16/04/2014