Pactuação
Nas ações da Bolsa Formação, a Setec/MEC promove a articulação entre os parceiros demandantes (que demandam cursos de educação profissional e tecnológica) com os parceiros ofertantes (instituições que desenvolvem cursos de EPT) para a oferta de cursos gratuitos de educação profissional de nível médio (cursos técnicos) e de qualificação profissional ou de formação inicial e continuada (FIC).
O avanço na direção do alinhamento entre a demanda e a oferta por formação profissional é um dos diferenciais da Bolsa-Formação. Na pactuação, que envolve um esforço coletivo de diversos ministérios, secretarias estaduais de educação e as diferentes redes de educação profissional e tecnológica, ficam estabelecidos os cursos a serem disponibilizados, público alvo, quantidade de vagas, instituição e unidade ofertante e o município com o objetivo de possibilitar que o público atendido realize cursos que gerem maiores oportunidades ocupacionais.
Relatórios de Pactuação de vagas:
Veja aqui as informações sobre os cursos ofertados, número de vagas, unidade de ensino, localização, entre outras resultantes do processo de pactuação entre parceiros ofertantes, parceiros demandantes e o Ministério da Educação.
Extratos 2017
- Extrato da pactuação da Bolsa-Formação 2017
- Nota técnica critérios das pactuações 2017
- Extrato de homologação – Pactuação Restrita Janeiro 2017
Extratos 2016
- Extrato de homologação – Pactuação Geral – Outubro 2016
- Extrato de homologação – Pactuação MDIC – 2016
- Extrato de homologação – Pactuação Restrita de Abril – 2016
- Extrato de homologação – Pactuação Restrita de Junho – 2016
- Extrato de homologação – Pactuação Restrita de Agosto – 2016
- Extrato de homologação – Pactuação Restrita de Novembro – 2016
Extratos 2015
Para saber mais sobre o processo de pactuação de vagas e o registro de matrículas no Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec), consulte a Portaria nº 817/2015 e o Manual da Bolsa Formação.