Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Pronatec > Expansão da Rede Federal
Início do conteúdo da página

Programas e ações

Conheças algumas das iniciativas da Setec/MEC que marcam o processo de expansão e consolidação da Rede Federal

Para além da importante diversificação de cursos ofertados e da ampliação do número de vagas, o desenvolvimento de ações de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) na educação profissional e tecnológica tem marcado o processo de expansão e consolidação da Rede Federal, decorrente do entendimento do importante papel que ela tem a desempenhar em prol do aumento da competitividade, da produtividade e da economia nacional.

Assim, são crescentes as ações de desenvolvimento de pesquisa aplicada e de qualificação de recursos humanos com este enfoque.

Conheça abaixo algumas das principais ações executadas pela Setec/MEC nesse âmbito.

Polos de Inovação da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii IF)

Os polos de inovação são constituídos a partir de competências tecnológicas específicas dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) do Ministério da Educação, que são mobilizadas para o desenvolvimento de inovações para a indústria brasileira.

Assim, a atuação de um Polo EMBRAPII IF está voltada ao atendimento das demandas do setor produtivo por pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) e à formação profissional para as atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) na indústria. A articulação entre os IFs como instituições de pesquisa tecnológica e as empresas do setor industrial é realizada pela EMPRAPII.

Saiba Mais:

Núcleo Estruturante da Política de Inovação (NEPI)

O Núcleo Estruturante da Política de Inovação visa ao desenvolvimento da Política de Inovação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), a operacionalização dos Polos de Inovação dos Institutos Federais (IFs) e a implementação de ações estratégicas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).

Foi implantado por meio do Acordo de Cooperação Técnica nº 002/2016, entre o Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IFG).

Conheça as ações desenvolvidas acessando os Relatórios de Atividades do NEPI

Plano de Formação Continuada dos Servidores da Rede Federal (Plafor)  

O Plafor tem por objetivo potencializar as ações de formação continuada dos docentes e técnicos administrativos da Rede Federal, com vistas ao desenvolvimento na carreira e à consolidação da identidade da Rede.

Embasado na Política e Diretrizes para o Desenvolvimento de Pessoal da administração pública federal direta, autárquica e fundacional (Decreto nº 5.707/2006), tem ofertado os seguintes cursos:

  • Mestrado Profissional em Educação;
  • Mestrado Profissional em Tecnologia da Informação;
  • Capacitação em Tecnologia de Informação;
  • Capacitação Gerencial;
  • Pós-Graduação em Formação Pedagógica para Docência na Educação Profissional e Tecnológica;
  • Capacitação em aulas práticas;
  • PRONATEC Serviços Públicos;
  • Capacitação em Inglês – My English Online – MEO;
  • Gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA): compra institucional no âmbito da educação profissional e tecnológica;
  • Especialização em Gestão Pública e Capacitação Setec-Capes/Nova.

Veja mais informações sobre o Plafor no Portal da Rede Federal.

Gestão dos Indicadores 

De acordo com determinação do Tribunal de Contas da União (TCU), por meio do Acórdão nº 2.267/2005 TCU, as Instituições da Rede Federal incluem em seu relatório de gestão das contas anuais um conjunto de indicadores de gestão e a análise sobre os dados.

No mesmo Acórdão, o TCU determinou à Setec/MEC que inclua também em seu relatório de gestão das contas anuais, apreciação crítica sobre a evolução dos dados (indicadores e componentes), com base em análise consolidada das informações apresentadas pelas Instituições da Rede Federal, destacando aspectos positivos e oportunidades de melhoria.

Estes relatórios permitem acompanhar as ações desenvolvidas pela Rede Federal, bem como avalia-las, constituindo-se em importante ferramenta para gestores, professores, pesquisadores e alunos.

Acesse os relatórios anuais consolidados de análise dos indicadores

 

Voltar à página inicial da Setec

X
Fim do conteúdo da página