Instituto Federal de Sergipe alia conhecimento e inovação para superar a pandemia
Nos últimos meses, o instituto produziu e doou equipamentos de proteção, desenvolveu protótipos de respiradores, materiais de desinfecção e intensificou a comunicação
O Instituto Federal de Sergipe (IFS) acumula realizações significativas no período de pandemia. Nos últimos meses, o instituto produziu e doou equipamentos de proteção, desenvolveu protótipos de respiradores, materiais de desinfecção e intensificou a comunicação. Toda a produção foi doada para 230 instituições entre hospitais, secretarias de saúde, ONGs, entidades filantrópicas e Polícia Militar.
Foram produzidos:
- 7.600 escudos faciais;
- 21.078 máscaras de tecido;
- 10 mil litros de água sanitária;
- 7.550 litros de sabonete líquido;
- 6.500 aventais;
- 4 mil litros de álcool líquido 70%;
- 800 litros de álcool glicerinado 70%;
- 1.000 óculos de proteção; e
- 20 rodos desinfectantes UV.
O IFS também distribuiu 835 cestas básicas para famílias de alunos em situação de vulnerabilidade social e comunidades pobres da capital e do interior, por meio de uma campanha de arrecadação organizada pelos servidores.
Inovação - Também para auxiliar no combate ao coronavírus, pesquisadores do instituto começaram a desenvolver protótipos de respiradores mecânicos de baixo custo, robô com luz ultravioleta para desinfectar ambientes, autoclave para descontaminar EPIs e caixa sanitizante para reutilização de máscaras.
Para a pró-reitora de pesquisa e extensão, Chirlaine Gonçalves, mais do que nunca as instituições federais estão mostrando que fazem pesquisa, extensão e inovação. “Mesmo diante da pandemia, com as aulas suspensas, os trabalhos continuam e unimos forças em todo o país para trabalhar no combate e na prevenção à pandemia, pesquisar novos produtos, desenvolver novos equipamentos e promover ações solidárias para minimizar o sofrimento da população e, sobretudo, dos alunos”.
Comunicação - O Instituto Federal de Sergipe também tem intensificado ações na área de comunicação. Foram criados novos canais de interação e uma rede de colaboradores formada por jornalistas, relações públicas, designers e técnicos de audiovisual.
A equipe implantou o projeto Dialogue IFS que já realizou 46 lives com gestores, servidores e especialistas no perfil @ifsergipe_oficial. Outra iniciativa relevante foi a produção do hotsite http://www.ifs.edu.br/prevencao, que reúne informações, esclarecimentos e conteúdos relacionados ao cenário atual e seus reflexos na vida acadêmica.
“O objetivo dessas ações foi informar, orientar, esclarecer e tirar dúvidas sobre a pandemia e todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão impactadas por ela. Promover o debate, envolver servidores, alunos e a população em geral na superação da crise”, ressaltou o chefe do Departamento de Comunicação do IFS, Juliano Azuma.
Assessoria de Comunicação Social, com informações do Instituto Federal de Sergipe