Abertas inscrições para bolsas de especialização na Alemanha
Estão abertas até 11 de março as inscrições para bolsas de estudo para doutorado integral, doutorado sanduíche, estadas de pesquisa para doutorando e pós-doutorado para brasileiros ou naturalizados que desejam aperfeiçoar seus estudos na Alemanha.
As bolsas são concedidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) e pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), por meio do Intercâmbio Acadêmico Brasil-Alemanha (Daad). Têm prioridade professores universitários e pesquisadores de qualquer área da ciência. Para obter informações complementares e a ficha de inscrição acessar este endereço eletrônico do Intercâmbio Acadêmico Brasil - Alemanha.
Doutorado integral - Para concorrer, são requisitos ter mestrado e comprovação de rendimento acadêmico acima da média; apresentar plano de pesquisa; carta de aceitação de um professor de instituição superior alemã; e idade-limite de 32 anos. As bolsas, com duração de um ano, que podem ser prorrogadas por até três anos e meio, variam entre 715 e 975 euros mensais. O selecionado receberá também passagem aérea de ida e volta e curso de língua alemã de até seis meses na Alemanha.
Doutorado sanduíche - Essa bolsa destina-se a doutorandos de universidades ou instituições de pesquisas brasileiras, para realizar estudos de um a dois anos na Alemanha. São requisitos: ter mestrado ou inscrição para curso regular de doutorado no Brasil; plano de pesquisa; carta de aceitação do orientador alemão; idade-limite de 36 anos e conclusão de todos os créditos. O valor dessa bolsa ainda não está definido e o aluno terá, entre outros auxílios, curso de língua alemã de até seis meses, passagens de ida e volta.
Estada de pesquisa - A duração dessa bolsa será de dois a seis meses para complementar pesquisa que seja relevante para o desenvolvimento da tese de doutorado em universidades, institutos de pesquisa, laboratórios ou bibliotecas alemãs. Entre os requisitos, a matrícula regular em curso de doutorado em universidade brasileira, recomendação do orientador brasileiro e aceitação do orientador alemão. O bolsista receberá como auxílio extra 350 euros por mês, mil euros para passagem aérea, seguro-saúde e tem garantida a manutenção da sua bolsa de doutorado no Brasil.
Pós-doutorado - Essa bolsa, com duração de um ano, destina-se a doutores brasileiros com experiência docente e publicações recentes para realização de pesquisa na Alemanha. São requisitos: ter mestrado e doutorado completos; rendimento acadêmico acima da média; plano de pesquisa. O valor da bolsa está sendo revisado na Alemanha, mas é garantido curso de língua alemã de até seis meses, passagem de ida e volta, entre outros benefícios.
Repórter: Ionice Lorenzoni