Candidatos a doutorado no exterior serão entrevistados na próxima semana
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) realiza na próxima semana mais uma etapa da seleção de candidaturas a bolsas do Programa de Doutorado Pleno no Exterior. Na fase de entrevistas, 27 consultores, em nove comitês interdisciplinares, conversarão com os 202 candidatos selecionados. O resultado final do processo seletivo deve ser divulgado em junho.
“Cada comitê, formado por três consultores, vai entrevistar de 20 a 25 candidatos”, disse a coordenadora de candidaturas a bolsas e auxílios no exterior, Cristina Tavares de Melo. “Serão levados em consideração itens como preparo acadêmico, capacidade de adaptação, maturidade emocional e profissional para permanecer um longo período em outro país, além do compromisso dos futuros bolsistas com os objetivos do programa.”
Durante a entrevista, o candidato dará o nome de um professor, no Brasil, para fazer o contato entre ele e a Capes e agir como intermediário, quando necessário. “O professor indicado deve ser doutor ou pesquisador. Ele vai exercer a função de tutor, a fim de auxiliar o doutorando em qualquer dificuldade e contribuir com seu acompanhamento acadêmico”, destacou a coordenadora.
O Programa de Doutorado Pleno no Exterior é destinado a candidatos brasileiros de comprovado desempenho acadêmico, com projetos dirigidos a instituições estrangeiras de excelência que não possam ser realizados total ou parcialmente no Brasil. As inscrições foram encerradas em outubro do ano passado.
A Capes também oferece bolsas específicas para doutorado nos Estados Unidos e na Alemanha. No caso dos Estados Unidos, o programa tem a parceria da Comissão Fulbright. As inscrições estão abertas até o dia 15. Com relação à Alemanha, os parceiros são o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (Daad) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As inscrições para este ano já foram encerradas.
Mais informações sobre doutorado no exterior na página eletrônica da Capes.
Fátima Schenini