Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Pronatec > Pronatec Oferta Voluntária > Estudantes > Pós-graduação > Candidatos a bolsas no exterior começam a ser entrevistados
Início do conteúdo da página

Candidatos a bolsas no exterior começam a ser entrevistados

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) iniciou nesta terça-feira, dia 8, as entrevistas dos candidatos a bolsas do Programa de Doutorado Pleno no Exterior. Até sexta-feira, 11, 27 consultores, em nove comitês interdisciplinares, vão entrevistar os 202 selecionados.

O maior número de participantes provém das regiões Sul e Sudeste. São 43 candidatos de São Paulo, 32 do Rio Grande do Sul, 28 do Rio de Janeiro e 24 de Minas Gerais. A área do conhecimento com mais participantes é a de engenharia (28), seguida pela de direito (27). Aparecem ainda as áreas de economia (17) e de ciência da computação (13). Com relação à faixa etária, a maior parte dos candidatos (112) tem menos de 30 anos; 70 têm de 30 a 39 anos, e 19, de 40 a 50 anos.

A professora Lívia de Freitas Navegantes Alves, 35 anos, da Universidade Federal do Pará, concorre na área multidisciplinar. Graduada em agronomia, com mestrado em produção animal, ela pretende fazer doutorado em desenvolvimento rural sustentável no Centre Internationale de Recherche Agronomique pour le Développement (Cirad), na França. “O Cirad é um centro de excelência sobre desenvolvimento sustentável das regiões tropicais, que já desenvolve um longo trabalho no Brasil, especialmente na Amazônia”, disse Lívia.

Na Itália há seis meses, André Karam Trindade, 25 anos, com graduação e mestrado em direito, já faz doutorado em teoria e filosofia do direito (direitos fundamentais e democracia), na Universidade de Roma III. “É um curso de grande importância no cenário mundial”, disse. Ele concorre a uma bolsa da Capes para concluir o curso.

As inscrições foram encerradas em outubro de 2006. O resultado final do processo de seleção será divulgado em junho. As bolsas serão implementadas no segundo semestre.

Fátima Schenini

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página