Último dia para escolas da educação básica e profissional encaminharem dados de 2019
Dyelle Menezes, do Portal MEC
Número de matrículas, perfis de gestores, professores e alunos. Um conjunto de dados sobre escolas públicas e privadas vai compor o Censo Escolar 2019. Esta quarta-feira, 31 de julho, é o último dia para que as instituições da educação básica e profissional registrem as informações do sistema Educacenso.
O processo de coleta de dados é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Com os detalhes obtidos na pesquisa, o Ministério da Educação poderá planejar e executar ações e programas direcionados para áreas com maiores demandas.
Neste ano, o Censo Escolar veio com uma novidade: o “formulário do gestor escolar”. Ele reúne informações sobre a formação acadêmica do dirigente escolar, os critérios de acesso dele ao cargo, o tipo de vínculo com a instituição de ensino, entre outros.
O Censo Escolar é o principal levantamento sobre a realidade da educação básica e profissional no país. A coleta ocorre uma vez ao ano e conta com a participação das secretarias estaduais e municipais de Educação. Cada edição tem duas etapas:
- Primeira: preenchimento da Matrícula Inicial para coleta de informações sobre os estabelecimentos de ensino, gestores, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula
- Segunda: informações sobre a Situação do Aluno, e considera os dados sobre o movimento e rendimento escolar dos alunos, ao final do ano letivo.