Educação integral
O coordenador do Mais Educação e do Projeto Aplauso em Mato Grosso, Márcio Magalhães, explica que o estado reconhece a importância da educação integral nas escolas públicas a partir da experiência do Ministério da Educação e se mobiliza para implantá-la. Um convênio assinado no início do ano entre o governo estadual e 14 municípios é o ponto de partida do Aplauso.
A escolha dos municípios, segundo o coordenador, tomou por base o baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que é comum nas 14 unidades. O IDH mede a qualidade de vida da população a partir de dados sobre educação, saúde, acesso a bens culturais. O projeto Aplauso começou em 70 escolas, sendo cinco por município: Arenápolis, Alto Paraguai, Campo Novo do Parecis, Castanheira, Curvelândia, Guiratinga, Diamantino, Juara, Juina, Luciara, Marcelândia, Mundo Novo, Nortelândia Reserva do Cabaçal e Terra Nova do Norte.
No Aplauso, cada escola recebe do governo de Mato Grosso uma verba anual no valor de R$ 30 mil a R$ 50 mil, dependendo do número de alunos participantes do projeto. A transferência de recursos e a escolha de oficinas e atividades nas áreas de cultura, esportes e reforço escolar também seguem o modelo do Mais Educação.
O município de Sinop (norte do estado), criado em 1974 e que hoje tem 114 mil habitantes, começou a investir na educação integral este ano. Além das oito escolas que estão no Mais Educação, a prefeitura custeia a educação integral de sete escolas da sua rede, informa Márcio Magalhães.
Na avaliação de Leandro Fialho, coordenador de ações educacionais complementares da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) do MEC, iniciativas como a de Mato Grosso e da prefeitura de Sinop provam que o objetivo de induzir a política de educação integral, via Mais Educação, está sendo alcançado. Outros estados e municípios também estudam a possibilidade de implantar a educação integral em suas redes, diz.
Em Mato Grosso – Das 10 mil escolas públicas de ensino fundamental e médio que participam do Mais Educação em 2010 e que recebem recursos do MEC, 157 são de Mato Grosso. Dados da Secad mostram que as escolas estão assim distribuídas: 79 em Cuiabá, 48 em Várzea Grande, 12 em Alta Floresta, dez em Rondonópolis e oito em Sinop.
Ionice Lorenzoni
Conheça o Mais Educação.
Republicada com acréscimo de conteúdo.
Programa Mais Educação tem modelo implantado em cidades mato-grossenses
O coordenador do Mais Educação e do Projeto Aplauso em Mato Grosso, Márcio Magalhães, explica que o estado reconhece a importância da educação integral nas escolas públicas a partir da experiência do Ministério da Educação e se mobiliza para implantá-la. Um convênio assinado no início do ano entre o governo estadual e 14 municípios é o ponto de partida do Aplauso.
A escolha dos municípios, segundo o coordenador, tomou por base o baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que é comum nas 14 unidades. O IDH mede a qualidade de vida da população a partir de dados sobre educação, saúde, acesso a bens culturais. O projeto Aplauso começou em 70 escolas, sendo cinco por município: Arenápolis, Alto Paraguai, Campo Novo do Parecis, Castanheira, Curvelândia, Guiratinga, Diamantino, Juara, Juina, Luciara, Marcelândia, Mundo Novo, Nortelândia Reserva do Cabaçal e Terra Nova do Norte.
No Aplauso, cada escola recebe do governo de Mato Grosso uma verba anual no valor de R$ 30 mil a R$ 50 mil, dependendo do número de alunos participantes do projeto. A transferência de recursos e a escolha de oficinas e atividades nas áreas de cultura, esportes e reforço escolar também seguem o modelo do Mais Educação.
O município de Sinop (norte do estado), criado em 1974 e que hoje tem 114 mil habitantes, começou a investir na educação integral este ano. Além das oito escolas que estão no Mais Educação, a prefeitura custeia a educação integral de sete escolas da sua rede, informa Márcio Magalhães.
Na avaliação de Leandro Fialho, coordenador de ações educacionais complementares da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) do MEC, iniciativas como a de Mato Grosso e da prefeitura de Sinop provam que o objetivo de induzir a política de educação integral, via Mais Educação, está sendo alcançado. Outros estados e municípios também estudam a possibilidade de implantar a educação integral em suas redes, diz.
Em Mato Grosso – Das 10 mil escolas públicas de ensino fundamental e médio que participam do Mais Educação em 2010 e que recebem recursos do MEC, 157 são de Mato Grosso. Dados da Secad mostram que as escolas estão assim distribuídas: 79 em Cuiabá, 48 em Várzea Grande, 12 em Alta Floresta, dez em Rondonópolis e oito em Sinop.
Ionice Lorenzoni
Conheça o Mais Educação.
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