ProUni recebeu 1,6 milhão de ligações
Os funcionários do Fala Brasil (0800-616161), número gratuito disponível para consultas sobre os programas do Ministério da Educação, não têm descanso desde o dia 12 de dezembro de 2005, início das inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni). Eles já receberam 1,66 milhão de ligações de todo o país.
Para atender a toda esta demanda, o MEC contratou mais 188 telefonistas, somando o total de 288. O dia em que o programa recebeu mais ligações foi 10 de janeiro, quando foram abertas as inscrições para as vagas remanescentes: 166.427 chamadas.
Segundo o diretor de Modernização e Programas da Educação Superior do MEC, Celso Carneiro Ribeiro, o elevado número de ligações demonstra a complexidade da elaboração de um programa de tamanha importância. “O ProUni envolve uma boa estrutura de pessoal e de recursos para atender a contento”, observa.
Treinamento – Além da estrutura elaborada para receber a grande quantidade de ligações, o MEC também mobilizou 16 técnicos para responder os mais de 64 mil e-mails de alunos que desejavam tirar dúvidas a respeito do programa. Durante duas semanas estes trabalhadores receberam treinamento especial para atender os estudantes de todo o Brasil interessados no ProUni.
O total de alunos inscritos no ProUni, em 2006, foi 130% maior do que o registrado no ano passado. O programa ofereceu 91.609 bolsas de estudo neste primeiro semestre e obteve 99% de ocupação.
Repórter: Sandro Santos