Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Perguntas Frequentes - A Bolsa-Formação

  • O que é a Bolsa-Formação?

A Bolsa-Formação oferece vagas gratuitas de Educação Profissional e Tecnológica. Há duas modalidades: a Bolsa-Formação Trabalhador, que oferece cursos de qualificação profissional (cursos de curta duração, com 160 horas-aula ou mais) para beneficiários do seguro-desemprego e dos programas de inclusão produtiva do Governo Federal; e a Bolsa-Formação Estudante, que oferece cursos técnicos (de maior duração, pelo menos 800 horas-aula), concomitantes ou subsequentes.

  • Como ter acesso à Bolsa-Formação e ao Pronatec?
  • A partir de maio de 2016 serao disponibilizadas as vagas da Bolsa-Formação do Pronatec. Até lá, os parceiros do Pronatec levantarão as demandas locais e pactuarão com as unidades de ensino. As vagas a serem ofertadas estarão disponíveis no Portal do MEC.
  • A Bolsa-Formação tem seu processo de seleção de estudantes articulado pelos demandantes, Ministérios participantes e secretarias estaduais de educação listados aqui. No site do Pronatec o estudante encontrará a listagem das instituições que poderá procurar. As vagas não preenchidas são disponibilizadas por inscrição online no site do Pronatec. Outras iniciativas definem os participantes por processos seletivos específicos.
  • Como saber se fui selecionado para um determinado curso? E os procedimentos para confirmação da matrícula?

Em sua unidade de ensino, entre em contato com o gestor demandante que realizou sua pré-matrícula, ele saberá orientá-lo.

  • Uma turma do Pronatec/ Bolsa-Formação poderá ser cancelada pela instituição de ensino?

A instituição de ensino ficará obrigada a realizar o curso ofertado sempre que houver a confirmação de pelo menos 50% de matrículas por oferta, respeitadas os limites de vagas por curso e turma. O estudante deve verificar com a instituição ofertante se o percentual mínimo foi atingido

 

Assunto(s): Pronatec
X
Fim do conteúdo da página