Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Perguntas Frequentes - O Sisutec

O Sisutec

  • O que é o Sisutec?

Criado em 2013, o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) para aumentar o índice de capacitação dos brasileiros através de cursos de qualificação técnica.

O Sisutec oferta vagas gratuitas em cursos técnicos para candidatos que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A seleção é feita pelo Sistema com base na nota obtida pelo candidato no Exame. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site http://sistec.mec.gov.br

São ofertantes do Sisutec as instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, as instituições de educação profissional e tecnológica das redes estaduais, distrital e municipais, instituições do Sistema S (SENAC, SENAI, SENAR, SENAT) e as instituições privadas de educação profissional e tecnológica, credenciadas.

  • Como cancelar a matrícula do Sisutec?

O cancelamento é realizado pelas instituições de ensino. O estudante deve procurar a instituição em que está matriculado e protocolar um pedido de cancelamento.

Esclarecemos, ainda, que uma matrícula ativa em um curso do Pronatec impede a matrícula em outro curso oferecido pelo Programa.

No caso de cursos técnicos subsequentes ofertados por meio do Sisutec, o estudante que abandonar o curso, a qualquer tempo, ou que tiver sua matrícula cancelada em razão dos motivos citados no edital de seleção, ficará impedido de participar do próximo edital do Sisutec, no período imediatamente posterior a sua desistência ou ao cancelamento de matrícula. Confira os editais do Sisutec no Menu Base Legal.

  • O estágio curricular está incluído nos cursos do Sisutec?

Caso o estágio curricular obrigatório esteja previsto no projeto pedagógico do curso ou em regulamentação específica da profissão, ele é parte do curso e deverá ser ofertado pela instituição sem custo adicional para os estudantes.

 

Assunto(s): Pronatec
X
Fim do conteúdo da página