Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Prouni > Como Funciona
Início do conteúdo da página

PDE - Como Funciona

Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE – Escola)

 

O Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola) auxilia a escola pública, pois trata-se de planejamento estratégico em que a escola investe em sua qualificação para oferecer mais qualidade de ensino ao estudante, aumentando a aprendizagem escolar. O PDE-Escola auxilia as equipes a trabalhar com os mesmos objetivos e em busca de resultados comuns, reconhecendo que os ambientes sociais estão em constante mudança.

 

 Prioridade de atendimento do MEC: assistência técnica e financeira:


* escolas públicas municipais e estaduais, consideradas prioritárias com base no Ideb de 2005: Ideb até 2,7 para anos iniciais e até 2.8 para anos finais;

* escolas públicas municipais e estaduais, consideradas prioritárias com base no Ideb de 2007: Ideb até 3,0 para anos iniciais e até 2,8 para anos finais;

* escolas públicas municipais e estaduais não prioritárias, porém com Ideb de 2007 abaixo da média nacional: Ideb abaixo de 4,2 para anos iniciais e abaixo de 3,8 para anos finais.

O Ministério da Educação apresentou estratégias para a capacitação de técnicos estaduais e municipais e de dirigentes escolares que, por sua vez, elaboraram o Plano de Desenvolvimento da Escola e o Plano de Ações Financiáveis. Em 2008, a capacitação envolveu 19.304 escolas municipais e estaduais de atendimento prioritário. Estas escolas receberão o apoio financeiro em 2009. O apoio financeiro do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, FNDE, é amparado na Resolução 19, de 15 de maio de 2008.

 

Articulação PAR x PDE-Escola

 

O PDE-Escola deve ser elaborado segundo o Plano de Ações Articuladas (PAR) e suas 28 diretrizes do plano de metas através dos indicadores do diagnóstico.

Os gestores e técnico podem, ainda, articular o PDE com outros programas, como o Mais Educação, o Escola Aberta, o Escola Acessível, o Proinfo e os Conselhos Escolares .

O Plano de Ações Articuladas (PAR), do município ou estado, orienta as escolas na elaboração do PDE-Escola individual. O PAR prevê a universalização do PDE-Escola.

O Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças (Simec) autoriza a parte financeira e cadastra os dados municipais e estaduais no sistema; ele pode ser acessado de qualquer computador se o dirigente da Secretaria de Educação e da escola tiverem cadastro no Simec.

 

Outros dados sobre o PDE-Escola - Ministério da Educação

Telefone - 0800-616161

E-mail - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Cadastro no SIMEC - clique aqui

Matriz PDE-Escola - clique aqui

X
Fim do conteúdo da página