Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Rede e-Tec Brasil
Início do conteúdo da página

Rede e-Tec Brasil

Desenvolver a educação profissional e tecnológica por meio da educação a distância é o objetivo da Rede e-Tec Brasil

A Rede e-Tec Brasil foi criada em 2011 pelo Ministério da Educação (Decreto n° 7.589) em substituição ao Sistema Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec Brasil).  

Sua finalidade é desenvolver a educação profissional e tecnológica na modalidade da educação a distância, ampliando e democratizando a oferta e o acesso à educação profissional pública e gratuita no País. 

Constitui uma das iniciativas estratégicas da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), incorporada ao Pronatec, para potencializar a interiorização e a democratização da oferta de cursos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT).

No apoio à oferta de cursos de EPT a distância, a Rede e-Tec atua:

  • no desenvolvimento de ações para produção e compartilhamento de material didático-pedagógico para a EPT a distância;
  • na realização de pesquisas para aprimoramento da gestão administrativa e pedagógica das instituições;
  • no estímulo à utilização de plataformas de acesso livre para difusão de cursos de EPT a distância;
  • na promoção de acessibilidade de estudantes com necessidades especiais e;
  • no fornecimento de equipamentos e laboratórios para apoio à oferta de cursos.

Está também entre os objetivos da Rede e-Tec:

  • o estímulo ao desenvolvimento de cursos de qualificação profissional, incluindo a formação inicial e a formação continuada de docentes, gestores e técnicos administrativos da EPT, na modalidade de EAD;
  • o incentivo às instituições públicas de ensino a desenvolverem projetos de pesquisa e metodologias educacionais em EAD na área da formação inicial e continuada de docentes de EPT.

Metas ampliadas

A partir dos resultados alcançados pela oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) a distância, bem como o desafio de ampliar a oferta da EPT no País, de forma a atingir as metas 10 e 11 estabelecidas pelo PNE 2014-2024, a Rede e-Tec foi revista e ampliada em 2015.

O objetivo foi atender aos diferentes níveis da educação profissional e tecnológica: da formação inicial e continuada ou qualificação profissional à pós-graduação.

Seus cursos a distância também passaram a ser custeados pela iniciativa da Bolsa Formação do Pronatec, a partir da Portaria nº 1.152 de 2015 do Ministério da Educação.

Neste processo, a Rede e-Tec assume também o fomento à oferta de cursos do Programa de Formação Profissional em Serviço dos Funcionários da Educação Básica (Profuncionário).  Em 2017  passa a contemplar também cursos técnicos ofertados na forma concomitante  no âmbito do Programa Mediotec.

E-Tec Idiomas

O programa E-Tec Idiomas Sem Fronteiras  foi criado no âmbito da Rede e-Tec Brasil com o objetivo de oferecer vagas gratuitas de cursos de línguas estrangeiras (inglês e espanhol), na modalidade a distância, para estudantes e servidores dos institutos federais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e das redes públicas estaduais, distrital e municipal.

Ainda contempla a oferta de vagas de cursos de português para instituições internacionais parceiras. Os beneficiários recebem materiais didáticos e apoio de tutores no desenvolvimento do curso que possuem uma carga horária de 600 horas. Conheça mais sobre o programa acessando:

Como funciona a Rede e-Tec

As instituições que ofertam os cursos por meio da Rede e-Tec Brasil ficam responsáveis por constituir polos de apoio presencial para a execução de atividades didático-administrativas de suporte aos cursos ofertados.

Devem contar com:

  • espaço físico adequado;
  • infraestrutura;
  • recursos humanos necessários ao desenvolvimento das fases presenciais dos cursos e projetos na Rede e-Tec Brasil, inclusive para o atendimento dos estudantes em atividades presenciais previstas na legislação vigente e;
  • manutenção das atividades e demais itens necessários para a instituição dos cursos.

Cabe ao Ministério da Educação a assistência financeira na elaboração dos cursos, assim como a coordenação, o monitoramento e a avaliação das ações desenvolvidas.

  • Saiba mais sobre a modalidade da educação a distância;
  • Conheça os cursos ofertados pela Rede e-Tec Brasil.

 

Voltar à página inicial de Programas e Ações da Setec

Voltar à página inicial da Setec

X
Fim do conteúdo da página