Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Rede e-Tec Brasil > Perguntas Frequentes > Merenda Escolar > Como um município pode deixar de ser beneficiado pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar?
Início do conteúdo da página

ProUni divulga número de candidatos por curso para facilitar distribuição de bolsas

Foto: Wanderley PessoaO aluno que deseja concorrer a uma bolsa de estudos do Programa Universidade para Todos (ProUni) já pode consultar, no ato da inscrição, o número de candidatos por curso e a nota que seria necessária para obter bolsa caso as inscrições terminassem hoje, 22 – a nota válida é a obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Estas informações facilitarão a escolha para que o estudante tenha mais chance de conquistar uma vaga.

O diretor de Modernização e Programas da Educação Superior do MEC, Celso Carneiro Ribeiro, explica que a divulgação do número de pretendentes vai aumentar as chances de quem procura garantir uma bolsa de estudos. “O candidato pode comparar a nota que ele tem com a nota mínima, até o momento, e optar por outro curso menos disputado, caso não tenha nota suficiente para pleitear o seu preferido”, diz.

Caso o aluno escolha, por exemplo, o curso de administração (o mais concorrido) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, no Rio Grande do Sul, ele saberá que a instituição oferece três bolsas integrais, sendo uma para quem tem direito a cota. Saberá também que existem, até o momento, 532 inscrições de não-cotistas e 44 de cotistas. A nota do último classificado para bolsa regular é 66,87 e para cota é 57,22 pontos. São considerados cotistas os afrodescendentes, negros e portadores de necessidades especiais.

Com isso, o Ministério da Educação espera dar um panorama geral das vagas aos estudantes e evitar que algumas não sejam preenchidas. Dessa forma, o estudante sabe as opções em que tem mais chance de ser contemplado.

Inscrições – As inscrições para o ProUni podem ser feitas até o dia 2 de janeiro pela internet. É necessário ter realizado o Enem deste ano e feito pelo menos 45 pontos, equivalente à nota de corte do ano passado.

O candidato precisa, ainda, ter cursado o ensino médio em escola pública e ter renda por pessoa da família de até um salário mínimo e meio para a bolsa integral e de até três salários para bolsa parcial.

Repórter: Sandro Santos

 

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página