Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Residências em saúde > Estudantes > Pós-graduação > USP abre inscrições para especialização em museologia
Início do conteúdo da página

Abertas inscrições para bolsas de especialização na Alemanha

Estão abertas até 11 de março as inscrições para bolsas de estudo para doutorado integral, doutorado sanduíche, estadas de pesquisa para doutorando e pós-doutorado para brasileiros ou naturalizados que desejam aperfeiçoar seus estudos na Alemanha.

As bolsas são concedidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) e pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), por meio do Intercâmbio Acadêmico Brasil-Alemanha (Daad). Têm prioridade professores universitários e pesquisadores de qualquer área da ciência. Para obter informações complementares e a ficha de inscrição acessar este endereço eletrônico do Intercâmbio Acadêmico Brasil - Alemanha.

Doutorado integral - Para concorrer, são requisitos ter mestrado e comprovação de rendimento acadêmico acima da média; apresentar plano de pesquisa; carta de aceitação de um professor de instituição superior alemã; e idade-limite de 32 anos. As bolsas, com duração de um ano, que podem ser prorrogadas por até três anos e meio, variam entre 715 e 975 euros mensais. O selecionado receberá também passagem aérea de ida e volta e curso de língua alemã de até seis meses na Alemanha.

Doutorado sanduíche - Essa bolsa destina-se a doutorandos de universidades ou instituições de pesquisas brasileiras, para realizar estudos de um a dois anos na Alemanha. São requisitos: ter mestrado ou inscrição para curso regular de doutorado no Brasil; plano de pesquisa; carta de aceitação do orientador alemão; idade-limite de 36 anos e conclusão de todos os créditos. O valor dessa bolsa ainda não está definido e o aluno terá, entre outros auxílios, curso de língua alemã de até seis meses, passagens de ida e volta.

Estada de pesquisa - A duração dessa bolsa será de dois a seis meses para complementar pesquisa que seja relevante para o desenvolvimento da tese de doutorado em universidades, institutos de pesquisa, laboratórios ou bibliotecas alemãs. Entre os requisitos, a matrícula regular em curso de doutorado em universidade brasileira, recomendação do orientador brasileiro e aceitação do orientador alemão. O bolsista receberá como auxílio extra 350 euros por mês, mil euros para passagem aérea, seguro-saúde e tem garantida a manutenção da sua bolsa de doutorado no Brasil.

Pós-doutorado - Essa bolsa, com duração de um ano, destina-se a doutores brasileiros com experiência docente e publicações recentes para realização de pesquisa na Alemanha. São requisitos: ter mestrado e doutorado completos; rendimento acadêmico acima da média; plano de pesquisa. O valor da bolsa está sendo revisado na Alemanha, mas é garantido curso de língua alemã de até seis meses, passagem de ida e volta, entre outros benefícios.

Repórter: Ionice Lorenzoni

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página