Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Residências em saúde > Estudantes > Pós-graduação > Capes entrevista candidatos a bolsas no exterior
Início do conteúdo da página

Capes entrevista candidatos a bolsas no exterior

Cento e dez candidatos a bolsas de doutorado no exterior participam a partir desta quinta-feira, 28, da última etapa de seleção para bolsa no exterior realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes/MEC). Consultores da instituição com reconhecimento internacional conversam com os estudantes. Outros 92 candidatos já foram ouvidos na terça e quarta-feira, também por 12 consultores.

Segundo a coordenadora-geral de Programa no Exterior da Capes, Maria Luiza Lombas, a média de idade dos candidatos é de 25 anos. Daniel Aloise, 24 anos, é graduado em engenharia da computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e tem mestrado em Informática pela PUC do Rio de Janeiro. Ele pretende fazer doutorado em matemática aplicada, na Escola Politécnica de Montreal, no Canadá. O objetivo é trabalhar com algoritmos, visando o desenvolvimento de técnicas para extrair dados a partir de grande volume de informações.

Encontro - As bolsas são para diversas áreas. E os selecionados começarão a recebê-las no segundo semestre. As mais procuradas são ciências da computação, artes, música, economia e educação. Inglaterra, França, Canadá e Espanha são os destinos preferidos. A estudante Ana Luísa Abras, 25 anos, escolheu a Inglaterra. Uma análise dos ciclos econômicos brasileiros e da condução da política monetária é o eixo do trabalho que pretende realizar em seu doutoramento em economia. Graduada em economia pela Universidade Federal de Minas Gerais e com mestrado em economia na USP, ela escolheu a universidade de Nottinghan, porque a instituição tem tradição em receber estudantes brasileiros.

Hoje, dia 28, pela manhã, os candidatos participaram de encontro com o diretor de Programas da Capes, José Fernandes de Lima; a coordenadora-geral de Programas com o Exterior, Maria Luiza Lombas; a coordenadora de Candidaturas a Bolsas no Exterior, Zena Martins; e a coordenadora de Bolsas no Exterior, Sandra Lopes. Após essa fase de seleção, a Capes divulgará o resultado.

Repórter: Fátima Schenini

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página