Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Residências em saúde > Estudantes > Pós-graduação > Instituições têm novo prazo para apresentar projetos à Escola de Altos Estudos
Início do conteúdo da página

SBPC debate futuro da pós-graduação no Brasil

Representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) mostrarão as ações, políticas e projetos de excelência da pós-graduação na 57ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que começa neste domingo, 17, em Fortaleza (CE).

Na programação sênior, o presidente da Capes, Jorge Guimarães, participa do simpósio O Programa Nacional de Pós-Graduação: Balanço e Perspectivas. Guimarães falará sobre as metas da pós-graduação brasileira nos próximos cinco anos. “O plano é estratégico para tornar o Brasil mais competitivo nas áreas de educação, ciência e tecnologia. A meta é formarmos, em 2010, 16 mil doutores”, afirma.

Participam da discussão Emídio Cantídio de Oliveira Filho, professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Manoel Odorico de Morais Filho, pró-reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC). O simpósio será terça-feira, 19, às 14h, no auditório central da Universidade Estadual do Ceará (UEC). Na quarta-feira, 20, às 14h, o diretor de Avaliação da Capes, Renato Janine Ribeiro, coordena o simpósio O Futuro do Livro na Avaliação dos Programas de Pós-Graduação. O encontro tem a participação de José Castilho Marques Neto, professor da Universidade Estadual de São Paulo, e Gilberto Velho, professor do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O debate será no Auditório 2, Bloco Q, da UEC.

Estande – O estande da Capes ficará no espaço do MEC. No local, os participantes da 57ª Reunião vão conhecer o Portal de Periódicos da Capes, maior banco de informações científicas do mundo, e o processo de concessão de bolsas no Brasil e no exterior financiadas pela agência. No estande, estarão disponíveis publicações de pós-graduação brasileira, entre elas, a Revista Brasileira da Pós-graduação (RBPG), editada pela Capes.

São esperados 20 mil visitantes nos cinco dias de encontro. Na programação paralela, pesquisadores e professores vão relatar experiências bem-sucedidas, com apoio da Capes. Na quarta-feira, 20, às 15h, o grupo de pesquisa do professor José Aires de Castro Filho, da UEC, apresenta o projeto Álgebra Ativa, pesquisa premiada na edição 2004 do Programa de Apoio à Pesquisa e Ensino a Distância (Paped), promovido pela Capes e Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC). No mesmo dia, às 16h, o professor Ricardo Ramos Fragelli fala de suas descobertas no projeto Esforços Internos em Vigas, outro estudo premiado da edição do Paped 2004. No dia 21, às 11h, será realizada a exposição sobre a nova base de dados de química adquirida pela Capes para integrar o seu Portal de Periódicos.

Os resultados do projeto Gestão da Aprendizagem na Diversidade serão mostrados pelo grupo de pesquisa da professora Rita Vieira Figueiredo, da UFC, na terça-feira, 19, às 15h. O projeto foi um dos selecionados no Programa de Apoio à Educação Especial (Proesp). Na quinta-feira, 21, às 16h, integrantes do programa de pós-graduação de excelência da UFC sobre farmacologia mostrarão suas descobertas.

Reunião – A Reunião Anual da SBPC é o maior encontro científico do hemisfério sul. Tem o objetivo de reunir cientistas, professores universitários, estudantes, professores do ensino médio e fundamental, profissionais e cidadãos interessados em discutir ou conhecer resultados recentes da pesquisa científica, expor trabalhos, divulgar idéias e pontos de vista, debater as políticas de educação, ciência, tecnologia e proposições de metas estratégicas para o progresso da ciência no Brasil.

Repórter: Adriane Cunha

 

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página