Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Residências em saúde > Estudantes > Pós-graduação > Futuro da pós-graduação será discutido em seminário
Início do conteúdo da página

Aumenta número de projetos para pesquisa em Cuba

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) recebeu 29 propostas para o programa de intercâmbio entre Brasil e Cuba. As inscrições foram encerradas no último dia 31. Houve um aumento comparado à edição do ano passado, quando foram encaminhados à Capes apenas quatro projetos.

A assessora técnica da Coordenação-Geral de Cooperação Internacional (CGCI/Capes), Ivana Ferreira, acredita que a reestruturação do programa foi o motivo do crescimento. Antes, as inscrições permaneciam abertas o ano todo; nesta edição foi preparado um calendário para apresentação das propostas. Outra novidade foi o preenchimento dos dados, que passou a ser on line. “A procura surpreendeu as nossas expectativas. A troca do fluxograma possibilitou um maior número de candidatos”, afirmou Ivana.

A parceria entre a Capes e o Ministério da Educação Superior de Cuba (MES) apóia a formação de doutores, pós-doutores, o aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores. A qualificação é feita por meio de projetos conjuntos de cooperação científica, de instituições de ensino superior e pesquisa dos dois países nas diversas áreas do conhecimento.

As propostas apresentadas devem estar vinculadas a um programa de pós-graduação avaliado pela Capes, preferencialmente com conceito cinco, seis ou sete. Outro critério importante é a concordância do curso de pós-graduação e da pró-reitoria respectiva, em que apontam o interesse institucional no projeto. A equipe deve ser composta de, pelo menos, dois doutores, e ter sob sua coordenação docente ou pesquisador brasileiro com título de doutor há, pelo menos, quatro anos.

Os dois países oferecerão hospedagem, passagens e auxílio financeiro para o desenvolvimento dos projetos. Para outras informações acesse a página eletrônica da Capes. (Assessoria de Imprensa da Capes)

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página