Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Residências em saúde > Perguntas Frequentes > Prouni > Prazo para instituições aderirem ao ProUni termina hoje
Início do conteúdo da página

Capes apóia criação de novos cursos de mestrado profissional

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) quer ampliar a oferta de cursos de mestrado profissional. Nesse sentido, até o próximo dia 30 de setembro estará recebendo propostas para a abertura de novos cursos em áreas específicas. Atualmente, 7% do total dos cerca de 2.000 programas de mestrado acadêmico e doutorado, reconhecidos pela instituição, são de mestrado profissional. O presidente da Capes, Jorge Guimarães, estima que, em cinco anos, o mestrado profissional represente cerca de 25 % do total de cursos de mestrado reconhecidos.

O que diferencia os dois tipos de mestrado são o perfil dos candidatos e o foco de atuação. Enquanto o acadêmico forma pesquisadores e docentes, o profissional qualifica para o mercado de trabalho. Segundo o diretor de Avaliação da Capes, Renato Janine Ribeiro, a idéia é favorecer a implantação de cursos de mestrado profissional que permitam a mais rápida transferência do conhecimento científico para a sociedade, a elevação da produtividade das empresas brasileiras, e o aumento da competência dos setores sociais da administração pública, bem como de organizações não governamentais, que tenham por meta a redução da dívida social.

As áreas específicas a serem contempladas nas propostas são: arquitetura e urbanismo, ciência da computação, ciência política, ciências agrárias, ciências biológicas, ciências sociais aplicadas, ecologia e meio ambiente, economia, enfermagem, engenharias, ensino de ciências e matemática, farmácia, fisioterapia, educação física, matemática, probabilidade e estatística, medicina, multidisciplinar, odontologia, planejamento urbano/demografia, saúde coletiva, e zootecnia/recursos pesqueiros.

Novas propostas - As propostas para a abertura de cursos de mestrado profissional devem ser encaminhadas pelas pró-reitorias de pós-graduação e pesquisa das instituições interessadas, por meio do Aplicativo para Propostas de Cursos Novos (APCN), disponível no sítio da Capes. No mesmo local podem ser encontradas todas as orientações necessárias a esse preenchimento.

Repórter: Fátima Schenini

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página