Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Residências em saúde > Estudantes > Pós-graduação > Professores vão divulgar o Brasil no exterior
Início do conteúdo da página

Professores vão divulgar o Brasil no exterior

Os nomes de 16 professores selecionados para divulgar a cultura brasileira em instituições universitárias de Barbados, China, Colômbia, França, Jamaica, Reino Unido e Suécia estão no site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC). A chamada para leitorado no exterior em 12 países foi encerrada em junho. A função de leitor é regulamentada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) desde 1999.

A professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Maura Dourado, vai exercer atividades na Universidade de Estocolmo, na Suécia. “O que pretendo, em primeiro lugar, é não reforçar estereótipos”, diz. Ela levará textos de vários gêneros e áreas, de revistas, jornais e internet, com temas variados que abordam questões relativas à cultura do brasileiro. Mostrará, também, diferentes tipos de programas de televisão e anúncios comerciais. A professora selecionou ainda uma série de CDs com contadores de histórias, literatura de cordel e falas de brasileiros de diferentes regiões. “Minha intenção é traçar uma visão panorâmica do Brasil, de nossos costumes, formas de ser e viver”, afirma.

A diversidade da cultura brasileira será levada à China pela professora da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Márcia Schmaltz. Selecionada para atuar na Universidade de Pequim, ela acredita que o leitorado significa a possibilidade da divulgação da cultura brasileira em seu sentido mais amplo, tendo como tarefa principal o ensino da língua portuguesa através de portadores de textos dos mais diversos. Márcia pretende discutir, com os alunos e demais participantes, as faces dos diversos brasis dentro do Brasil, através da leitura de textos consagrados, audição de músicas, promoção de palestras sobre temas diversos e projeções de filmes. E faz um convite: “gostaríamos que todos os visitantes brasileiros que forem à Pequim visitem o Centro de Cultura Brasileira da Universidade de Pequim. Todos serão muito bem recebidos!”

De acordo com informações do MRE, o processo de seleção para leitorado na Universidade de Córdoba (Argentina), Universidade de Havana (Cuba), Jawaharlal Nehru University (Índia) e Universidade de Bolonha (Itália) ainda está em andamento.

Repórter: Fátima Schenini

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página