Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Residências em saúde > Estudantes > Pós-graduação > Evento lança Programa Mulher e Ciência
Início do conteúdo da página

Evento lança Programa Mulher e Ciência

O lançamento do 1º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, nesta sexta-feira, 16, integra as comemorações pelos 20 anos do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM) e marca o início do Programa Mulher e Ciência. O evento será realizado no auditório do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), às 15h.

O programa consta de um edital para incentivo de pesquisa, um concurso de redação e um encontro nacional. A finalidade principal é incentivar a produção científica sobre as relações de gênero e promover a participação das mulheres no campo das ciências e carreiras acadêmicas. Estatísticas apontam que apenas 30% dos pesquisadores das áreas de exatas são do sexo feminino.

O programa é desenvolvido em uma parceria inédita entre a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SEPM), o Conselho de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC).

“Os homens são direcionados para a área de produção. Isto significa que nós estamos omitindo, negando ou sonegando que as mulheres tenham oportunidades iguais para ingressar nesses domínios da mesma forma que os homens”, constata Lourdes Bandeira, da Capes.

Repórter: Sonia Jacinto, com informações da Assessoria de Imprensa da Capes

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página