Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Residências em saúde > Estudantes > Pós-graduação > Bolsista descreve dia-a-dia no Timor
Início do conteúdo da página

Capes muda sistema para apresentação de pesquisa no exterior

Um dos mais importantes meios de difusão da ciência brasileira no exterior está com novo formato a partir deste sábado, 1º de outubro. O Programa de Apoio a Eventos no Exterior (Paex), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), irá receber as solicitações por meio eletrônico. O programa investe cerca de R$ 2 milhões por ano para que cientistas divulguem os resultados de suas pesquisas em diversos países

De acordo com a coordenadora-geral de Programas no Exterior da Capes, Maria Luiza Lombas, o Paex é essencial para que os pesquisadores brasileiros conquistem espaço em reconhecidas publicações internacionais. “A participação do pesquisador nestes encontros oportuniza a publicação de artigos científicos, o que representa um aumento da produção científica nacional. E, conseqüentemente, faz com que o Brasil melhore sua colocação no ranking mundial”, afirma. Atualmente, o país está na 17ª posição no ranking de produção de novos conhecimentos, pouco distante dos principais países que ocupam destacadas posições, entre eles, Japão, Alemanha, Inglaterra e França.

Outras mudanças - Desde 2002, a Coordenação de Programas no Exterior da Capes vem informatizando os serviços, o que inclui as candidaturas de bolsa ao exterior. No caso dos pedidos de auxílio do Paex, o processo poderá ser acompanhado de forma on line. “Maior agilidade e transparência são as principais vantagens do meio eletrônico”, avalia a coordenadora de bolsas no exterior da Capes, Zena Martins. Anteriormente, os processos eram encaminhados pelos Correios.

A Capes financia as passagens dos pesquisadores. As solicitações devem ser encaminhadas conforme o novo calendário de inscrição e divulgação do resultado, que pode ser conferido na página eletrônica da Capes. O prazo para eventos que irão ocorrer no mês de fevereiro tem início neste sábado, 1º, e termina no dia 31.

Repórter: Adriane Cunha

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página