Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Residências em saúde > Secretarias > SEB - Educação Básica
Início do conteúdo da página

Bolsas de doutorado no exterior: ainda é possível concorrer

Os interessados em concorrer a uma bolsa de doutorado no exterior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) têm até o próximo dia 14 para fazer a inscrição. A estimativa é de que sejam oferecidas cerca de 130 bolsas de doutorado em mais de 30 países para início no próximo ano.

No ano passado, 642 pessoas se inscreveram no programa e 109 foram selecionadas. Os países mais procurados são França, Grã-Bretanha e Espanha. Para concorrer, os interessados precisam apresentar à Capes um plano de estudos, o currículo preenchido na plataforma Lattes, três recomendações de professores ou pesquisadores, e ainda proficiência na língua estrangeira do país de destino. Um requisito básico é ser brasileiro e ter diploma de nível superior.

A Capes oferece bolsa no valor médio de R$ 2.600,00, auxílio-instalação, passagem aérea, seguro-saúde, adicional de dependente e pagamento de taxas acadêmicas. Os selecionados ficarão quatro anos no exterior. As inscrições são recebidas exclusivamente na página eletrônica da Capes, onde também podem ser obtidas outras informações.

Critérios de avaliação - Na análise dos projetos, uma das questões avaliadas é a existência, no Brasil, de programas de pós-graduação sobre o tema desejado pelo candidato. Neste caso, a prioridade é dada para áreas em que a pesquisa no exterior seja imprescindível para a realização do projeto.

O diretor de Programas da Capes, José Fernandes de Lima, destaca a importância do envio de brasileiros para desenvolver estudos no exterior. “Em outro país, o estudante tem a oportunidade de viver experiências de aprendizagem, ensino e pesquisa diferentes. E, principalmente, obtém conhecimento novo e específico em uma área que o Brasil ainda precisa evoluir”, afirma.

Além disso, os consultores da Capes avaliam a qualificação, o desempenho acadêmico e a experiência profissional do candidato. E, ainda, as futuras contribuições científicas que ele poderá oferecer ao ensino superior e à pesquisa brasileira.

Alemanha e EUA - A Capes mantém outros dois programas específicos para o atendimento de candidatos que queiram fazer doutorado na Alemanha e nos Estados Unidos. Os dois estão com inscrições encerradas. (Assessoria de Imprensa da Capes)

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página