Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Residências em saúde > Estudantes > Pós-graduação > Projetos de pós-graduação fortalecem parceria Brasil-Alemanha
Início do conteúdo da página

Capes assina acordo com Instituto Politécnico de Turim

O presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), Jorge Guimarães, assinou nesta terça-feira, 11, um novo acordo de cooperação internacional para intercâmbio de professores, pesquisadores e estudantes brasileiros e italianos. Grupos de pesquisa de todo o país poderão trocar experiências com um dos mais importantes centros de estudos da Itália, o Instituto Politécnico de Turim. A instituição italiana é referência em estudos nas áreas de engenharias e arquitetura, principalmente em design.

Para Guimarães, a nova parceria dá continuidade ao trabalho de priorizar as áreas tecnológicas, como é o caso das engenharias, além de ampliar ainda mais a cooperação internacional da Capes. “Vamos lançar um edital este ano para que os estudantes brasileiros possam começar a realizar o intercâmbio em 2006”, destaca.

Algumas universidades brasileiras como a Universidade de São Paulo (USP) e a Unicamp, de Campinas, já possuem projetos em comum com o Instituto Politécnico. A idéia da direção da Capes é dar oportunidade para que outras universidades possam fazer o mesmo. O professor da USP e representante da área de Engenharia I da Capes, Vahan Agopyan, integra a missão.

Os interessados em participar desse intercâmbio devem ficar atentos para o lançamento do edital de seleção. Uma comissão formada por integrantes da Capes e do Instituto Politécnico irão analisar os projetos.

Repórter: Adriane Cunha

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página